WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para cuidar de equinos trabalhadores

A imunização dos equinos trabalhadores é prática de fundamental importância para a manutenção da saúde da tropa

Dicas para cuidar de equinos trabalhadores

Segundo Baity Leal, médica veterinária, os equinos trabalhadores devem ser robustos, vigorosos e ágeis na execução dos mais variados serviços. Como destaque, temos os cavalos pantaneiros, que apresentam alta capacidade de executar tarefas submersos por longo período em locais pantanosos. Entretanto, para a boa performance desses animais, o criador de cavalos deve dar total atenção ao conforto e bem-estar animal.

Controle sanitário


O controle sanitário em equídeos trabalhadores deve ser o mesmo dos cavalos atletas, pois todos estão sujeitos a doenças. Infelizmente, muitos criadores de cavalos de lida não adotam medidas de biosseguridade. Eles deixam de seguir programas de vacinação e vermifugação indispensáveis à boa saúde da tropa. Como resultado, é reduzido o desempenho dos cavalos e os prejuízos do produtor passam a ser inúmeros.

Vacinação


A imunização dos equinos trabalhadores é prática de fundamental importância para a rentabilidade do negócio, não apenas para a manutenção da saúde da tropa de lida. A vacinação deve ser ministrada em todos os cavalos de trabalho contra várias doenças, as mais comuns: raiva, tétano, gripe equina e encefalomielite equina. São recomendadas duas doses na primovacinação, com revacinação anual.

Médico veterinário


No caso de adenite equina, são recomendadas três doses na primovacinação, com mais uma dose única anual. Tão importante quanto a vacinação é a vermifugação dos cavalos, pois ela complementa a manutenção da saúde da tropa. As visitas periódicas do médico veterinário são indispensáveis, pois ajudam na identificação de doenças, como a anemia infecciosa, grave e letal se não diagnosticada com antecedência.

Nutrição


Outro fator de extrema importância para a manutenção da saúde dos cavalos trabalhadores é o manejo nutricional. A dieta deve ser equilibrada, composta com os nutrientes necessários ao vigor e à energia da tropa. Devem ser fornecidos rações nutritivas e volumosos, como feno e alfafa, com base na categoria e na idade dos cavalos. O sal mineral também não pode faltar na dieta e, muito menos, água fresca à vontade.

Ferrageamento


A manutenção periódica dos cascos com ferrageamento é indispensável. “Trata-se da aplicação metódica de uma lâmina de aço, na parte inferior do casco do equídeo, com o objetivo de proteger, curar ou corrigir o aprumo da pata do animal. Quando bem casqueado, o cavalo tem ótimo desempenho no trabalho e não apresenta fadiga”, afirma Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferrageamento de Cavalos em Livro+DVD e Online.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Criação de Cavalos.

Fonte: porforadaspistas.com.br

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!