
Comprou um cavalo e agora precisa construir a baia? Muita calma! Não é tão simples assim. Se você não quer perder tempo e dinheiro, antes de iniciar um projeto para a construção de cocheiras, também conhecidas como baias ou estábulos conforme a região, fique atento aos seguintes fatores:
- Clima da região |
- Categorias de animais |
- Predominância de ventos |
- Composição com as características do local |
- Topografia do terreno |
- Custos |
- Possibilidade de posicionamento no sentido leste-oeste |
- Adequação com as demais infraestruturas necessárias |
- Aproveitamento de instalações já existentes |
- Disponibilidade de investimentos |
- Tipo de drenagem a ser usada |
- Manejo a ser adotado |
- Número de animais a serem estabulados |
O sistema mais prático e econômico é o uso de galpões com corredores centrais, com as baias situadas nos dois lados do corredor, explica Prof. Dr. Haroldo Vargas Leal Júnior, do Curso CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico - Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros. Estas poderão ser totalmente fechadas, semiabertas com proteções, ou simplesmente com meia parede.
As portas poderão ser corrediças ou com dobradiças. Recomenda-se que elas tenham de 1 m a 1,20 m de largura a 2,10 m a 2,30 m de altura. Deverão ser em uma ou duas folhas. Nas portas em sistemas de meia parede, a parte de baixo da porta dos sistemas de duas folhas devem ter de 1,50 m a 1,60 m de altura.
Os pisos poderão ser de concreto ou terra batida, em função da cama que for utilizada. Para camas de areia, devem-se utilizar filtros de carvão. A urina excretada pelos animais será drenada e absorvida pelo carvão vegetal. Em função da intensidade de uso, a cada 12 a 18 meses o carvão deverá ser trocado.
Apesar de utilizado mais frequentemente para pisos com camas de areia, pode ser utilizado também em camas de serragem ou de fenos, reduzindo o odor de urina na cocheira. É importante que o piso tenha caimento em direção ao filtro.
A área mínima desejada para uma cocheira de um animal de raças médias ou grandes é de 16 m2, contendo quatro cochos (um para ração, um para água, um para sal mineral e um para volumosos) com uma manjedoura instalada acima do cocho, fixada na parede.
Quanto aos tipos, tamanhos e modelos de cochos, variam conforme o gosto do proprietário e o tamanho do animal que será estabulado. Porém, não devem ter cantos, facilitando a higiene e não permitindo o acúmulo de restos de alimentos. Os cochos de água mais recomendados são os de fibra de vidro com boias protegidas, encontrados no mercado, em vários modelos.
Quanto mais alto o pé-direito, melhor será a ventilação das cocheiras. Em sistemas de galpões, pode-se utilizar o pé-direito alto com aproveitamento da parte superior, construindo-se um palanque para estocagem de fenos. Esse sistema permite um ótimo aproveitamento da área e redução no custo final com instalações.
Quanto ao telhado, existe também uma série de opções de formas e materiais: Telhas de zinco, de material reciclável, de cerâmica, telhados de palha entre outros.
Quaisquer que sejam as opções escolhidas, deve-se, antes, consultar um profissional com ampla experiência em equinos, para se discutir a adequação do sistema, a praticidade de manejo, aos riscos de acidentes e possibilidade de ocorrência de condições estressantes para o animal.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.