
Minha égua criou recentemente. Devo aproveitar o “Cio do Potro”? Quando essa prática é recomendada e quando não é? O que fazer? Pois bem. Se você essas dúvidas quanto ao manejo reprodutivo de éguas, podemos ajudar. Leia essa matéria até o final e garanta o manejo reprodutivo perfeito de seu animal. Vamos lá?
As éguas apresentam um estro pós-parto que, geralmente, acontece entre o 5o e o 12o dia depois do parto. Esse estro, também conhecido como “cio do potro", pode não ocorrer, devido a fatores ambientais, deficiências nutricionais ou problemas hormonais.
Segundo Fabiana Garcia Christovão, professora do Curso CPT Inseminação Artificial em Equinos, “é comum e até recomendável que o cio do potro seja aproveitado no manejo reprodutivo. No entanto, os resultados obtidos nem sempre são satisfatórios, por causa de manejo inadequado, que pode levar a um comprometimento futuro do desempenho reprodutivo dos animais.”
O que fazer então?
Simples. Para que bons resultados sejam atingidos, é recomendado o monitoramento do aparelho reprodutivo, identificação das éguas em melhores condições corpóreas e de condição uterina e tratamento para que o cio do potro seja utilizado com bons resultados.
Boas taxas de fertilidade podem ser alcançadas, dependendo das condições físicas do animal ao parto e da condição do aparelho reprodutor no período pós-parto.
Não deu certo? Também podemos explicar
Normalmente, a baixa fertilidade no primeiro cio depois do parto se deve ao tempo insuficiente de regeneração do endométrio. Além disso, fatores como alta susceptibilidade a infecções ou insuficiente involução uterina também afetam negativamente.
Gostou da matéria? Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.