WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cavalos também têm pneumonia. Verdadeiro ou falso?

Verdadeiro! Fique sabendo, seja você um criador, tratador ou profissional da área, que os equinos são moderadamente susceptíveis a doenças do trato respiratório, como a pneumonia por exemplo


Cavalos também têm pneumonia. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro! Fique sabendo, seja você um criador, tratador ou profissional da área, que os equinos são moderadamente susceptíveis a doenças do trato respiratório. “Assim como nos humanos, tanto a pneumonia como outras doenças respiratórias, são mais comuns no período do inverno. Entre as mais comuns estão o famoso garrotilho, a incomodante gripe (também chamada de influenza), além de doenças causadas pelo herpes-vírus e as doenças obstrutivas pulmonares crônicas”, explica Haroldo Vargas Leal Júnior, professor do Curso CPT Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Equinos.

Os sintomas mais comuns são a tosse, as secreções nasais, perda do apetite, febre e queda de performance. Os diagnósticos diferenciais entre essas doenças, porém, somente um Veterinário poderá fazer.

Como agir, então, na falta de um médico veterinário?


Observe os sinais como o tipo de tosse, a sua frequência, a presença de febre alta ou não e o tipo de secreção nasal para auxiliar no diagnóstico. Lembre-se de que uma simples gripe pode evoluir para uma pneumonia. Vale também lembrar que algumas doenças, como as doenças obstrutivas, podem começar com reações alérgicas ao pó da serragem ou do feno, por exemplo.

Os parasitas pulmonares são também importantes complicadores da fisiologia pulmonar. Existem doenças pulmonares de quadro muito agudo com intensa pneumonia e altíssima mortalidade, como o Rhodococus, que pode levar a mortalidade de todos os potros de uma geração em poucos dias.

A boa notícia para criadores, cuidadores ou profissionais da área, depois de tanta notícia assustadora, é que a maioria das doenças pulmonares possuem vacinas preventivas que, por sua vez, devem ser aplicadas no início do outono.

Cavalos também têm pneumonia. Verdadeiro ou falso?

O que causa as doenças respiratórias em equinos? Vamos lá:


1- Como não poderia deixar de ser, a interferência do homem no modo de vida do cavalo é um importante fator causador de doenças respiratórias.
2- Os fatores de estresse e a convivência de grande número de animais próximos, parques de exposições, transporte, fluxo de animais em centros hípicos são fatores predisponentes. Mas, o principal fator é a falta de higiene na cama de animais estabulados.
3- O uso de camas de cocheiras inadequadas predispõe a doenças obstrutivas.
4- O excesso de urina dos animais na cama, em contato com a umidade do ar ou a própria água de cochos que escorrem pelo piso da cocheira levam a formação de amônia. A amônia, por sua vez, é irritante para a mucosa respiratória e inibe a produção de células de defesa do organismo no sistema respiratório.

 

Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?