WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Casqueamento do cavalo: despesa ou investimento?

Embora o casqueamento pareça uma despesa, na verdade, essa prática deve ser considerada como um investimento, não importando a raça ou qual a atividade desempenhada pelo animal

Casqueamento do cavalo: despesa ou investimento?   Artigos Cursos CPT

 

Casqueamento do cavalo: despesa ou investimento? Se você respondeu a primeira opção é melhor rever seus conceitos. Embora o casqueamento pareça apenas uma despesa para quem cria cavalos, na verdade, essa prática deve ser considerada como um investimento, não importando a raça ou qual a atividade desempenhada pelo animal.

“Isso porque, sem o casqueamento, o bem-estar de um equino, a sua resistência e performance serão prejudicados significativamente”, afirma Fábio Furquim Corrêa, professor do Curso a Distância CPT Casqueamento e Ferrageamento de Equinos. Muitas vezes, o proprietário acha que seu cavalo, que era tão bom, repentinamente, perdeu qualidade, não coopera e rende pouco na atividade. Não considera que o desconforto do casqueamento mal feito ou que não tenha sido feito está prejudicando o animal.

É preciso levar em conta que, no mundo dos cavalos de competição ou que participam de eventos, por exemplo, os animais que se destacam, que apresentam desempenho nota 10, são muito bem cuidados, particularmente em relação à aparação dos cascos. Na verdade, a técnica de casqueamento é indispensável para que os animais que competem não sintam desconforto, não tenham a sensibilidade aumentada nos cascos, nem sofram com dores e risco de sangramento. Sem contar a possibilidade de os animais adquirirem laminite, uma doença caracterizada pela inflamação aguda das estruturas da parede do casco, que causa manqueira (claudicação) e deformação permanente.

A todos esses problemas, devemos acrescentar o estresse: animais mal casqueados sofrem com estresse, devido não apenas ao constante desconforto, mas também às dores causadas pelos esforços sobre seus cascos.

O casco é a base de sustentação do peso do cavalo, sua boa conformação ajuda a garantir a saúde dos tendões e das articulações, e determina o nível de qualidade da locomoção. Portanto, seja um cavalo de competição seja um animal usado na lida de uma fazenda, fazer o casqueamento periódico é fundamental.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Afinal, na prática, o que é o casqueamento de cavalos?
Casqueador: você conhece o cavalo em partes?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!