WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Controle de pragas em pastagens: como fazer

Os insetos influem significativamente na degradação das pastagens e por isso devem ser considerados. Destacam-se os cupins, as lagartas, as formigas e a cigarrinhas das pastagens

Controle de pragas em pastagens: como fazer   Artigos Cursos CPT

 

Os insetos influem significativamente na degradação das pastagens e por isso devem ser considerados. Destacam-se os cupins, as lagartas, as formigas e a cigarrinhas das pastagens. Os cupinzeiros preverem os solos ácidos, com pH na faixa de 4 a 5,5. “Por isso mesmo, é muito comum sua presença em áreas de pastagens degradadas, onde a fertilidade do solo foi esgotada”, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Recuperação de Pastagens - Método Direto.

Essa preferência por solos mais ácidos significa que a calagem, no médio prazo, vai ajudar a diminuir reinfestações no local, reduzindo os prejuízos causados por essa praga. Seu controle na pastagem degradada é desejável, pois os cupinzeiros reduzem a área de pasto disponível, embora não causem danos diretos às plantas.

Como realizar o controle?


O controle é feito com a aplicação de iscas cupinicidas diretamente nos cupinzeiros. Também pode ser usada a termonebulização.

I- Formigas

Embora menos frequentes em pastagens que os cupins, as formigas cortadeiras também devem ser controladas principalmente se a infestação for grande. Assim como os cupinzeiros, os formigueiros ocupam área da pastagem que poderia ser ocupada pela forrageira. As formigas não cortam as folhas das plantas de forma significativa, exceto na fase de implantação, quando as plantas estão com folhas muito tenras.

... Formigas Saúvas
As formigas Saúvas são encontradas em praticamente todo o Brasil. Seus formigueiros se caracterizam pela presença de terra solta em torno dos olheiros, num nível mais alto que o solo, e também pela distribuição de carreiros em sua direção.

... Formigas Quem-quem
Diferentemente das saúvas, as formigas Quem-quem apresentam diferentes tipos de ninhos, que variam com a espécie e a região. Destacam-se entre eles aqueles formados por restos vegetais empilhados, que têm a forma de uma chaminé. As Quem-quem são formigas menores que as saúvas. Mas, da mesma maneira, elas percorrem carreiros transportando pedaços de folhas cortadas nas cercanias.

Observação:


O controle dessas formigas deve ser feito com o apoio técnico de um engenheiro florestal ou agrônomo, já que a venda e o uso de agrotóxicos deve ser efetuada apenas sob orientação técnica. No controle, a área deverá ser inspecionada, buscando-se formigueiros pelo menos a cem metros de distância de seu perímetro. Eles são localizados, ao se observar carreiros e olheiros.

No controle emergencial, a técnica mais indicada é a do termonebulizador, que injeta o formicida no interior do formigueiro, promovendo a eliminação imediata da população presente. Também pode ser utilizada a isca formicida, que é um método de controle bem mais simples, capaz de eliminar o formigueiro em poucos dias. Sua distribuição deverá ser feita com todo cuidado, utilizando-se luvas e botas como equipamento de proteção e seguindo-se disciplinadamente as instruções de uso impressas na embalagem do produto.

II- Controle de Cigarrinha-da-pastagem

A Cigarrinha-da-pastagem é uma praga que está presente na maior parte das regiões pecuárias brasileiras. Quando sua população aumenta, essa praga pode diminuir drasticamente a disponibilidade e a qualidade da forragem produzida pela pastagem, com reflexos na capacidade suporte.

O controle químico pode ser usado para reduzir o nível populacional das cigarrinhas, fazendo-se a aplicação de inseticidas no início da emergência dos insetos adultos. Por outro lado, o controle das Cigarrinhas deve ser uma prática preventiva constante na propriedade.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Bovinos: quais fatores influenciam o comportamento de pastagem?
- Se é perene como pode degradar? Explique!
- Como explicar o declínio do potencial de produção da pastagem?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?