WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Como garantir a produção de um feno de qualidade?

O feno precisa apresentar uma série de características para ser considerado de qualidade

Feno - imagem ilustrativa

Josvaldo Ataíde, professor do Curso CPT Produção de Feno, destaca que a produção de feno constitui uma das alternativas viáveis de conservação de forragens, com o objetivo de atender às necessidades de alimentação animal na época seca, podendo, ainda, ser associada ao programa de manejo das pastagens, utilizando-se o excedente de pasto do período chuvoso.

Tomando como base a importância de uma boa e correta alimentação para os animais criados em fazendas e propriedades rurais, o feno produzido com essa finalidade precisa de ter qualidade. Na hora da elaboração do mesmo, é necessário levar em conta a espécie forrageira que será fenada, o estágio de desenvolvimento ou fisiológico da planta, a composição do solo em que ela se desenvolveu, o processo de fenação, entre outros aspectos.

Além disso, deve-se dar atenção também à conservação do produto, evitando o contato dele com o chão ou solo, que perca qualidade e que fique exposto ao “tempo” para que as propriedades nutricionais não diminuam ou que ele fermente.

De forma geral, o feno produzido precisa ter cheiro e gosto agradável para os animais, estar livre de impurezas, produtos tóxicos, plantas venenosas e não pode apresentar mofo ou coloração anormal.

Características de um feno de qualidade

Umidade adequada e homogênea

A umidade é o principal fator a ser avaliado em relação ao feno. Ao adquiri-lo ou produzi-lo, é crucial verificar se não há umidade excessiva, sendo preferível fenos com umidade homogênea e aspecto seco e firme.

Coloração

Visualmente, a coloração também tem papel importante na avaliação da qualidade do feno. O normal é que ele seja esverdeado ou verde claro, o que demonstra que o material utilizado na fabricação é de boa qualidade. Fenos amarelados ou marrons denunciam problemas e falta de qualidade.

Textura

Ao tocá-lo, é possível perceber a textura, que deve ser macia. Fenos macios são forrageiras foram cortadas ainda jovens, no estado vegetativo de crescimento e com maior presença de folhas em relação às hastes ou caules.

Relação folhas/caule

Como mencionado anteriormente, a presença de mais folhas do que caules também é um ponto positivo para a qualidade do feno, uma vez que as folhas possuem maior concentração de proteínas e apresentam maior digestibilidade. Isso também favorece o processo de fabricação.

Temperatura

Fenos com temperaturas mais elevadas indicam que há inadequação na umidade do produto, ao passo que fenos “frios” indicam qualidade no processo de fabricação e conservação.

Odor

A grosso modo, feno nada mais é do que capim cortado. Para tanto, deve possui odor característico, o que demonstra adequação no processo de desidratação e armazenamento e ausência de bolores ou fungos, por exemplo.

Componentes indesejados

São considerados indesejados nos fenos plantas daninhas, sementes e pendões florais, pois produtos com esses componentes não apresentam a melhor condição nutricional. Servem apenas para “quantidade”, não para “qualidade”.

Outros tipos de material

Além dos componentes vegetais mencionados acima, materiais estranhos, terra e gravetos também não devem fazer parte de um feno, por representarem ameaça à sanidade e à integridade física dos animais que se alimentam dele.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Pastagens e Alimentação Animal:

Produção de Feno
Produção de Feno para Uso na Propriedade e Comercialização
Produção e Utilização de Silagem

Fontes: Rural News – ruralnews.com.br
Agroinova – agroinova.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!