WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Alimentação animal de qualidade e em quantidade tem nome: SILAGEM

A silagem é o alimento mais usado na suplementação, garantindo, a adequada alimentação dos animais, tanto em quantidade, quanto em qualidade nutricional

Alimentação animal de qualidade e em quantidade tem nome: SILAGEM   Artigos Cursos CPT

 

A suplementação animal com volumoso é indispensável na maior parte das regiões pecuárias brasileiras, havendo necessidade de se fazer um planejamento alimentar adequado, para que os défices de forragem sejam supridos.

“A silagem é, estrategicamente, o alimento mais usado na suplementação, garantindo, através da ensilagem e do planejamento alimentar, a adequada alimentação dos animais, tanto em quantidade, quanto em qualidade nutricional, nas épocas de menor produtividade das pastagens”, afirma Juliano Resende, professor do Curso a Distância CPT Produção e Utilização de Silagem. Por isso mesmo, a ensilagem é uma técnica amplamente difundida e empregada nos sistemas de produção animal.

A silagem, embora seja um alimento de maior custo que outras alternativas de forragem, como o próprio pasto ou a cana-de-açúcar, possui uso economicamente viável.

A viabilidade econômica é outro aspecto que não pode sr perdido de vista, quando se estuda a produção e a utilização da silagem em alimentação de ruminantes. E deve ser analisada sob dois ângulos. Primeiro, considerando que existem muitas propriedades que são lucrativas, usando a silagem na alimentação do seu rebanho, o que indica haver viabilidade econômica na adoção desse tipo de alimento. Segundo, considerando a viabilidade econômica na sua propriedade, ou seja, se o seu custo de produção é viável.

Para a ensilagem de milho, a disponibilidade de tecnologia cresce a cada dia, havendo diferentes linhagens de híbridos de milho para ensilagem, com maiores produtividades, menos susceptíveis a pragas, defensivos e condições climáticas.

O cultivo de milho ou outra espécie forrageira para produção de silagem é oneroso e apresenta riscos. Por isso, deve-se sempre considerar a análise da viabilidade econômica e a análise cuidadosa na escolha do híbrido correto para a realidade, a fim de evitar perdas econômicas, na quantidade e na qualidade do material ensilado.

Produzir silagens com eficiência é um dos grandes segredos da rentabilidade em confinamentos de gado de corte e de leite, e também nos sistemas em pasto que usam suplementação com volumosos na estação seca.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- O segredo da rentabilidade em confinamentos de gado? SILAGEM
- Apesar do custo, o feno tem sua vantagem. Confira!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!