WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Redução da idade ao primeiro parto contribui para a eficiência reprodutiva da vaca leiteira

A eficiência reprodutiva é indispensável para que o negócio de criação de gado leiteiro seja bem sucedido

Mais bezerros e mais leite, esse é o objetivo dos pecuaristas que pretendem elevar ou manter bons resultados na bovinocultura leiteira. No Brasil, um país de economia essencialmente agrária, o setor se desenvolveu bastante nos últimos anos e atualmente conta com o auxílio de métodos (alguns novos e outros aprimorados) que auxiliam nas atividades vinculadas à criação de gado de leite. Técnicas simples, estão ao alcance do produtor, mas muitas vezes, por falta de interesse ou informação, ele não obtém esses recursos.

A nutrição animal deve ser monitorada em todas as fases de vida do rebanho

No contexto da pecuária leiteira, a eficiência reprodutiva é altamente desejável para que o negócio de criação de gado leiteiro seja bem sucedido. Portanto, para o produtor manter-se competitivo no mercado, a busca constante pela capacitação e pelo acompanhamento da assistência técnica são imprescindíveis.

Entre os fatores que afetam diretamente a eficiência reprodutiva do rebanho leiteiro, está a idade ao primeiro parto. É preciso estar atento a ela, a como controlá-la, bem como às condições que a favorecem. Ao longo de todo o processo, todas as fases estarão sempre associadas ao manejo sanitário e alimentar do animal, portanto esses deverão receber cuidados para que o gado se adeque a um sistema de aperfeiçomento das práticas, que objetiva aumentar não apenas a quantidade do produto mas também a qualidade dele.

A fim de levar conhecimento aos pecuaristas e às equipes de trabalho na propriedade rural, o curso Técnicas para Produzir Mais Leite e Mais Bezerros, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, traz as orientações de pesquisadores da Embrapa Gado de Leite. No que diz respeito à eficiência reprodutiva, os doutores Ademir de Moraes Ferreira, José Henrique Bruschi e Luciano Patto Novaes afrmam que "as causas de problemas reprodutivos são muitas e variadas, porém, qualquer distúrbio ou patologia que afete ou prejudique a função reprodutiva normal da fêmea bovina terá reflexo no animal pelo aparecimento de uma das seguintes síndromes: anestro (falta de cio), repetição de cios (pós-serviço ou falha na identificação) e abortos".

Problemas na fase jovem podem aumentar a idade ao primeiro parto

Sendo assim, para evitar problemas como esses, a idade ao primeiro parto precisa ser monitorada e requer procedimentos específicos. Segundo os especialistas, o ideal é que a idade ao primeiro parto seja menor que quatro anos. Dessa forma, chamam a atenção para a relevância da idade jovem do animal. É necessário que essa etapa seja bem conduzida, pois tudo o que prejudicar o crescimento das novilhas pode aumentar a idade ao primeiro parto.

Para alcançar a redução da idade ao primeiro parto, alguns aspectos merecem destaque. O curso elenca alguns deles:

Alimentação

Colostro, leite, volumoso/concentrado, água limpa à vontade e sal mineral.

A ideal é que a idade ao primeiro parto seja menor que 4 anos

Manejo

Higiene ao parto, corte e desinfecção do umbigo, piquetes para pastejo (carrapato e sol), bezerreiros (boa aeração, ensolarados, limpos, sem umidade).

Controle sanitário

Observar sinais de doenças (perda de apetite e de peso, pelos arrepiados, febre, diarreia, tosse, catarro nasal, inchações, feridas, andar claudicante, cor anormal da urina, respiração ofegante, etc.), anaplasmose/piroplasmose (tristeza), vacinações, desverminação, entre outros.

Reprodução

Monta ou inseminação artificial com 250kg a 350kg, dependendo da raça ou grau de sangue. O rápido e excessivo crescimento das novilhas (>800g/dia), dos 12 meses ao 1º cio, podem prejudicar a futura produção de leite, por acúmulo de gordura no úbere (Swanson 1960; Sejrsen 1978). Também o crescimento lento é prejudicial.


Continue aprofundando seus conhecimentos, acesse o curso CPT, confira outros tópicos referentes à bovinocultura leiteira. Para complementar o aprendizado, visite e conheça também a área Bovinos – Gado de Leite no portal CPT!

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!