WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Redução da idade ao primeiro parto contribui para a eficiência reprodutiva da vaca leiteira

A eficiência reprodutiva é indispensável para que o negócio de criação de gado leiteiro seja bem sucedido

Mais bezerros e mais leite, esse é o objetivo dos pecuaristas que pretendem elevar ou manter bons resultados na bovinocultura leiteira. No Brasil, um país de economia essencialmente agrária, o setor se desenvolveu bastante nos últimos anos e atualmente conta com o auxílio de métodos (alguns novos e outros aprimorados) que auxiliam nas atividades vinculadas à criação de gado de leite. Técnicas simples, estão ao alcance do produtor, mas muitas vezes, por falta de interesse ou informação, ele não obtém esses recursos.

A nutrição animal deve ser monitorada em todas as fases de vida do rebanho

No contexto da pecuária leiteira, a eficiência reprodutiva é altamente desejável para que o negócio de criação de gado leiteiro seja bem sucedido. Portanto, para o produtor manter-se competitivo no mercado, a busca constante pela capacitação e pelo acompanhamento da assistência técnica são imprescindíveis.

Entre os fatores que afetam diretamente a eficiência reprodutiva do rebanho leiteiro, está a idade ao primeiro parto. É preciso estar atento a ela, a como controlá-la, bem como às condições que a favorecem. Ao longo de todo o processo, todas as fases estarão sempre associadas ao manejo sanitário e alimentar do animal, portanto esses deverão receber cuidados para que o gado se adeque a um sistema de aperfeiçomento das práticas, que objetiva aumentar não apenas a quantidade do produto mas também a qualidade dele.

A fim de levar conhecimento aos pecuaristas e às equipes de trabalho na propriedade rural, o curso Técnicas para Produzir Mais Leite e Mais Bezerros, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, traz as orientações de pesquisadores da Embrapa Gado de Leite. No que diz respeito à eficiência reprodutiva, os doutores Ademir de Moraes Ferreira, José Henrique Bruschi e Luciano Patto Novaes afrmam que "as causas de problemas reprodutivos são muitas e variadas, porém, qualquer distúrbio ou patologia que afete ou prejudique a função reprodutiva normal da fêmea bovina terá reflexo no animal pelo aparecimento de uma das seguintes síndromes: anestro (falta de cio), repetição de cios (pós-serviço ou falha na identificação) e abortos".

Problemas na fase jovem podem aumentar a idade ao primeiro parto

Sendo assim, para evitar problemas como esses, a idade ao primeiro parto precisa ser monitorada e requer procedimentos específicos. Segundo os especialistas, o ideal é que a idade ao primeiro parto seja menor que quatro anos. Dessa forma, chamam a atenção para a relevância da idade jovem do animal. É necessário que essa etapa seja bem conduzida, pois tudo o que prejudicar o crescimento das novilhas pode aumentar a idade ao primeiro parto.

Para alcançar a redução da idade ao primeiro parto, alguns aspectos merecem destaque. O curso elenca alguns deles:

Alimentação

Colostro, leite, volumoso/concentrado, água limpa à vontade e sal mineral.

A ideal é que a idade ao primeiro parto seja menor que 4 anos

Manejo

Higiene ao parto, corte e desinfecção do umbigo, piquetes para pastejo (carrapato e sol), bezerreiros (boa aeração, ensolarados, limpos, sem umidade).

Controle sanitário

Observar sinais de doenças (perda de apetite e de peso, pelos arrepiados, febre, diarreia, tosse, catarro nasal, inchações, feridas, andar claudicante, cor anormal da urina, respiração ofegante, etc.), anaplasmose/piroplasmose (tristeza), vacinações, desverminação, entre outros.

Reprodução

Monta ou inseminação artificial com 250kg a 350kg, dependendo da raça ou grau de sangue. O rápido e excessivo crescimento das novilhas (>800g/dia), dos 12 meses ao 1º cio, podem prejudicar a futura produção de leite, por acúmulo de gordura no úbere (Swanson 1960; Sejrsen 1978). Também o crescimento lento é prejudicial.


Continue aprofundando seus conhecimentos, acesse o curso CPT, confira outros tópicos referentes à bovinocultura leiteira. Para complementar o aprendizado, visite e conheça também a área Bovinos – Gado de Leite no portal CPT!

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?