WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aprenda as técnicas desenvolvidas pela Embrapa para aumentar sua produção de leite

Qualidade é o resultado de investimento, de tecnologia, de profissionalismo e, principalmente, de conhecimento

Para que a produção de leite seja mais econômica e competitiva, o único caminho é o aumento da produtividade.

Fundamental como alimento de alto valor nutritivo, o leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira. Nos últimos anos, a pecuária leiteira tem sofrido grandes transformações, que se devem à crescente competição, geradora de uma necessidade de redução de custos e aumento de produção, e às exigências legais e de mercado por qualidade, que estão obrigando os produtores a buscarem tecnologias para livrarem seus rebanhos da mastite, bem como o leite de contaminações bacterianas.

Para que a produção de leite seja mais econômica e competitiva, o único caminho é o aumento da produtividade. Isso exige uma reformulação de conceitos ultrapassados e um novo enfoque da assistência técnica, atualmente mais voltada para o aspecto curativo. É necessário que o trabalho de assistência efetuado em cada propriedade, ou pelo menos naquelas com condições, englobe as funções referentes a planejamento, organização, execução e controle.

A baixa produtividade de nossos rebanhos leiteiros, seja na produção de leite por unidade de área ou média de produção por ano, deve-se essencialmente ao mau desempenho reprodutivo e à inferior qualidade genética dos animais; caracterizada pelo longo intervalo entre partos, que não permite que o potencial do rebanho seja totalmente explorado. Subnutrição, doenças debilitantes e infecto-contagiosas, e manejo inadequado são as causas principais da má performance reprodutiva que, por sua vez, contribui para uma acentuada redução na produção de leite e de bezerros, retardando o progresso genético e provocando grandes prejuízos “invisíveis” ao produtor.

Assim, maior eficiência econômica e zootécnica na atividade leiteira pode ser obtida com melhoria dos índices reprodutivos e rigoroso controle na duração da lactação e persistência de produção. Estando a produtividade depende do intervalo entre partos, da duração da lactação e da persistência de produção, a redução desse intervalo garante o aumento na produção de leite e no número de bezerros nascidos no rebanho. A duração da lactação, juntamente com o intervalo entre partos, são responsáveis pelo número de vacas em lactação no rebanho, e esse pela eficiência da atividade leiteira.

No curso “Técnicas para Produzir mais Leite e mais Bezerros”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, você vai conhecer as técnicas desenvolvidas pela Embrapa Gado de Leite para aumentar a produção em até 50%, e aumentar o número de bezerros por ano, aproveitando melhor o potencial genético do rebanho existente, concentrando esforços no sentido de reduzir a idade no primeiro parto e o intervalo de partos. Nele, você receberá informações dos pesquisadores da Embrapa,  Doutor Ademir de Moraes Ferreira, Doutor José Henrique Bruschi e Doutor Luciano Patto Novaes.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Para ser eficiente e explorar todo o potencial produtivo da criação, visando o aumento da produtividade, é fundamental se organizar, planejar, controlar e analisar os resultados.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Narciso Djedje

9 de abr. de 2015

Olá, sou de Moçambique, como posso estudar convosco?

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de abr. de 2015

Olá, Narciso!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?