WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Principais fontes de forragem para bovinos? Leguminosas e gramíneas!

As leguminosas e as gramíneas são as principais fontes de forragem para bovinos. Quando de alta qualidade, podem suprir a maioria dos nutrientes

Principais fontes de forragem para bovinos? Leguminosas e gramíneas!   Artigos Cursos CPT

 

Na produção de leite a pasto, a grande preocupação do pecuarista é com relação à qualidade da forragem consumida por seu rebanho. É possível obter níveis satisfatórios de produção leiteira diária, utilizando-se apenas a pastagem de gramíneas tropicais como fonte de alimento, mais suplemento mineral.

“Entretanto, é importante frisar que apenas a forragem tenra, no seu mais alto valor nutricional, selecionada pelas vacas em pastejo, é que permite alcançar índices de produção como esses”, afirma Prof. Juliano Ricardo Resende do Curso CPT Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento.

- Leguminosas e gramíneas


As leguminosas e as gramíneas são as principais fontes de forragem para bovinos. Quando de alta qualidade, podem suprir a maioria dos nutrientes, dependendo da categoria animal em questão, da espécie forrageira, tipo de solo e fertilidade, idade da planta, entre outros.

- Qualidade da forragem


Os principais fatores que determinam a qualidade da forragem é a idade ao corte ou pastejo e o estágio de maturação da planta. Com idade avançada, as plantas decrescem em proteína, energia, cálcio, fósforo e matéria seca digestível, enquanto aumenta a fibra (FDN, FDA) e lignina. Podem ser utilizadas in natura e em forma de silagem, pré-secada ou feno (BARBOSA, 2004).

- Importância do pastejo rotativo


Para que as vacas tenham à disposição esse tipo de alimento volumoso, será preciso adotar o pastejo rotativo. Nele, faz-se a divisão da pastagem em piquetes, ajusta-se a pressão de pastejo à disponibilidade de forragem de qualidade, realiza-se o rodízio entre piquetes, de forma a garantir um período de descanso suficiente para que a rebrota seja vigorosa, e retorna-se com os animais no momento em que a forragem atinge sua mais alta qualidade.

Esse manejo vale tanto para as gramíneas tropicais quanto para outras forrageiras utilizadas em pastejo nas regiões subtropicais.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- 3 excelentes motivos para fornecer cana-de-açúcar ao gado leiteiro
Vacas no pré-parto? Não as alimente com silagem de cana!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!