WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

3 excelentes motivos para fornecer cana-de-açúcar ao gado leiteiro

Boa produção de alimento por unidade de área; é a forrageira tropical que produz maior quantidade de energia por hectare; e seu valor nutritivo é mantido com o aumento da idade

3 excelentes motivos para fornecer cana-de-açúcar ao gado leiteiro   Dicas Cursos CPT

 

A cana-de-açúcar é cultivada, no Brasil, principalmente para a produção de açúcar e álcool. Variedades de cana forrageira foram utilizadas, por muitos anos, para a alimentação animal, sem apresentar grandes resultados na produtividade dos animais. "Posteriormente, com a aquisição de conhecimento sobre as limitações nutricionais desse volumoso, novos trabalhos de pesquisa foram realizados, chegando-se à conclusão de que se podem obter bons níveis produtivos em animais, desde que suplementados com outros alimentos", afirma Prof. Juliano Ricardo Resende do Curso CPT Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento.

Por que fornecer cana-de-açúcar ao gado?


1. A maior vantagem da cana como alimento volumoso é a boa produção de alimento por unidade de área, chegando a produzir 100 a 150 t de massa verde por hectare, o que representa 30 a 45 t de matéria seca.

2. É a forrageira tropical que produz maior quantidade de energia por hectare, em um único corte por ano, atingindo, facilmente, níveis de 15 a 25 t de nutrientes digestíveis totais (NDT).

3. Outra vantagem da cana é o fato de seu valor nutritivo ser mantido com o aumento da idade e atingir o máximo de valor energético, justamente no período seco, quando a maioria das forrageiras apresenta baixo valor nutricional. Esse fato se deve ao aumento da concentração de sacarose e redução dos componentes da parede celular de baixa digestibilidade.

Apesar de apresentar uma boa produção de energia, porém, a cana é pobre nos demais nutrientes, principalmente em proteínas e minerais. Quando fornecida como único alimento, apresenta baixa digestibilidade e consumo pelos animais.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Principais fontes de forragem para bovinos? Leguminosas e gramíneas!
Vacas no pré-parto? Não as alimente com silagem de cana!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!