WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Importância do controle reprodutivo de vacas leiteiras

O manejo reprodutivo determina a taxa de longevidade dos animais, bem como o número de reposições, progresso genético, duração do período seco e atividades da vaca durante sua vida produtiva

Controle reprodutivo


O manejo reprodutivo constitui a essência da continuidade e do sucesso da criação. Trata-se da aplicação de técnicas e procedimentos que possibilitem, direta e indiretamente, a reprodução eficiente dos animais, tendo por base a sua relação com a natureza ou sua adaptação harmônica com o ambiente artificial aos quais são submetidos por necessidades inerentes ao sistema produtivo. Embora existam muitas ações rotineiras de manejo que estão diretamente relacionadas ao manejo reprodutivo, pode-se afirmar que qualquer tipo de manejo proporcionado ao rebanho, de alguma forma, terá alguma influência na reprodução.

Segundo Beatriz Cordenonsi Lopes, professora do Curso a Distância CPT Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras, em Livro+DVD e Curso Online, “O manejo reprodutivo, dentre outras funções, determina a taxa de longevidade dos animais (descarte), bem como o número de reposições, progresso genético, duração do período seco e a maior parte de todas as atividades que a vaca exerce durante sua vida produtiva. Por isso, a avaliação da eficiência reprodutiva é fundamental para o sucesso do empreendimento leiteiro”.

Um manejo coletivo e intensificado, que considere a condição fisiológica do animal, dará condições para que os responsáveis pelo gerenciamento analisem a eficiência dos parâmetros do rebanho, no sentido de promover mudanças necessárias para maximizar os lucros.

Os registros das informações para a avaliação da eficiência reprodutiva (índice que expressa a fertilidade de um grupo de animais, em termos quantitativos), devem ser simples e de fácil acesso, de maneira que permitam a rápida observação dos possíveis problemas e a tomada de decisões de forma adequada e oportuna.

Para uma fazenda de produção de leite ser bem conduzida, é necessário que o produtor tenha conhecimento do maior número possível de ocorrências que envolvam a atividade. Efetuando outras anotações (despesas, receitas etc.), o produtor terá condições de avaliar o desempenho econômico da propriedade, o que é muito valioso para se decidir por mudanças ou não no manejo implantado.

Quando se deseja ser eficiente e explorar todo o potencial produtivo da criação, visando ao aumento da produtividade, é fundamental se organizar, planejar, controlar e analisar os resultados. Para o manejo do rebanho, é indispensável a implantação de um rigoroso controle reprodutivo.

Vantagens do controle reprodutivo


Quando não é costume anotar as datas de cobrição e, ou a inseminação e a parição, ou quando o produtor orienta-se apenas pela sua memória, podem acontecer enganos, o registro de informações erradas e o desconhecimento de informações que podem auxiliar o manejo dos animais, como as descritas a seguir:

- Vacas consideradas prenhes são diagnosticadas vazias (não gestantes) ao exame retal;
- Vacas consideradas vazias ou com anestro são diagnosticadas prenhes;
- Desconhecimento das datas de partos dos animais.

A esses fatos, juntam-se outros que não permitem ao produtor saber o que vem acontecendo no rebanho, dificultando a análise do desempenho reprodutivo. Lembre-se de que o mau gerenciamento e a falta de organização e estruturação da propriedade contribuem decisivamente para a ineficiência do sistema de produção da propriedade.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!