WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Ordenha Mecânica Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 29Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Concurso de vacas leiteiras - como é feita a avaliação externa das vacas participantes

A avaliação em concursos de vacas leiteiras objetiva esclarecer, ilustrar e ensinar, ao público e expositores, as razões da classificação dos animais, para que os criadores possam melhorar seu rebanho

Vacas leiteiras

 

A análise fenotípica do animal em exposição agropecuária visa, simplesmente, em um ambiente competitivo e festivo, mostrar os melhores animais que se destacaram nos diferentes criatórios. O concurso de vacas leiteiras avalia os animais pelo tipo, considerando as diferentes classes de idade e categorias, utilizando um procedimento comparativo para ordenar aqueles que mais se aproximam do ideal. Além disso, espera-se que a análise de um jurado qualificado possa esclarecer, ilustrar e ensinar, aos criadores concorrentes e aos participantes da feira, as razões da classificação dos animais, na expectativa que esses ensinamentos possam ser úteis para o criador melhorar o seu rebanho.

Exterior de uma vaca leiteira

A descrição e o conhecimento de características de conformação associadas aos animais de alta produção e mais longevos são muito importantes para a orientação técnica aos produtores.

1- Aparência geral

Quando se examina uma vaca leiteira pelo seu exterior, de imediato, podem ser notados alguns pontos que chamam atenção: grande desenvolvimento do úbere e veias mamárias; forma angulosa e descarnada; grande capacidade do tronco em proporção ao tamanho do animal. Alguns aspectos estão relacionados com o temperamento e capacidade leiteira, enquanto outros se relacionam com a estética e beleza do animal. O tamanho do animal, a amplitude de garupa, o afastamento e nivelamento das ancas (íleos-ísquios), linha de dorso-lombar reta são características que apresentam certo nível de interesse para reprodução; pernas aprumadas e pés fortes e firmes são caracteres desejáveis, embora não diretamente ligados à produção, são de grande importância. O refinamento leiteiro e a feminilidade do animal, juntamente com outros fatores ligados à sua robustez e harmonia de linhas, auxiliam o julgador na avaliação fenotípica dos animais.

2- Órgãos secretores de leite

O úbere pode ser avaliado por três aspectos: tamanho, qualidade e forma. Os úberes que demonstram qualidade são aqueles flexíveis, de pele macia, fina e solta, livre de granulações. Antes da ordenha são túrgidos; depois, enrugados, como um saco de dobras. As tetas devem ser de tamanho médio, similares e bem separadas e simétricas. A boa separação entre tetas e sua simetria mostra bom desenvolvimento dos quartos do úbere. É desejável que as vacas possuam úberes largos com inserção mais elevada, bom suporte e profundidade intermediária. Estes fatores, quando combinados de maneira desejável, dão ao animal estrutura suficientemente adequada e balanceada para suportar alta produção leiteira, sendo um indicativo da sua capacidade.

3- Caracteres leiteiros

Um animal para ser classificado como “Excelente” ou “Muito bom” deverá ter linhas bem pronunciadas, angulosidade, e não ter carne excessiva. Para avaliar as características leiteiras, devem ser analisadas:

- Íleos e ísquios: devem ser salientes, assim como as espáduas, a cernelha, o pescoço, as coxas e as pernas.

- Estrutura óssea: deverá ser forte, embora refinada, em oposição à ossatura pesada e grosseira.

- Pescoço: o pescoço deverá ser longo e magro, harmoniosamente inserido nas espáduas, que devem ser finas e bem definidas;

- Vértebras: as vértebras devem ser abertas, proeminentes e bem definidas;

- Costelas: as costelas devem ser achatadas, largas, longas, oblíquas, arqueadas e espaçadas, para proporcionarem abertura ao corpo;

- Ancas: as ancas devem ser bem proeminentes, angulosas e bem definidas;

- Nádegas: finas;

- Coxas: moderadamente musculosas e encurvadas.

No exame de características leiteiras de uma vaca, deve-se levar em conta o tempo de lactação e, consequentemente, fase da gestação, como também a condição física.

 

4- Capacidade do corpo

Um corpo grande, combinado com robustez e vigor, está geralmente associado à habilidade para utilizar grandes quantidades de alimento, especialmente volumoso, sendo, portanto, uma característica desejável.

5- Sistema mamário

Na avaliação do sistema mamário, deve-se ter em mente os seguintes itens: quartos mamários anteriores e posteriores, o suporte e o piso do úbere, a qualidade do úbere, o tamanho e o posicionamento das tetas. O animal deve ter um úbere fortemente inserido, bem equilibrado e com capacidade, comprimento e profundidade intermediários, dotado de divisão moderada entre as metades, com textura ou qualidade ao manuseio. Um sistema mamário desse gênero pode ser geralmente classificado como "Excelente" ou "Muito bom". Essas características indicam boas qualidades de ordenha e utilização, para grande produção durante longo período. Por outro lado, as vacas com úberes bojudos, curtos, pendentes na inserção anterior baixos, estreitos, apertados ou caídos na inserção posterior poderão ser classificadas como "Regulares" ou "Más".

6- Classificação final

Feita a análise das partes, o que envolve um processo analítico, torna-se necessário sintetizar as informações. A avaliação final de uma vaca leiteira baseia-se em cinco características, respectivamente:
- Aparência: 15%;
- Características Leiteiras: 20%;
- Capacidade Corporal: 10%;
- Pernas e Pés: 15%;
- Úbere: 40%.
- Aparência (15%)

Conheça os Cursos CPT, da área Gado de Leite, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

 - Curso CPT Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos

 - Curso CPT Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo

 - Curso CPT Alimentação de Vacas Leiteiras

 - Curso CPT Produção de Leite a Pasto

 - Curso CPT Confinamento para Gado de Leite

 - Curso CPT Cana-Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos

Por Silvana Teixeira

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Diana Rodrigues

16 de out de 2014

Olá, sou estudante e tenho como trabalho organizar um concurso de vacas, gostava de saber os objetivos, como devemos avaliar as vacas e opiniões de prêmios :) como não sou experiente no tema gostava que me dessem uma ajuda... O concurso não será realizado! Esperava atenciosamente a vossa resposta para o meu email :) Diana Rodrigues

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de out de 2014

Olá, Diana!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

As seguintes matérias podem ser de grande ajuda: Concurso de vacas leiteiras - itens classificatórios; Concursos de vacas leiteiras - terminologias para ordenar as categorias; Concurso de vacas leiteiras - como é feita a avaliação externa das vacas participantes; Concurso de vacas leiteiras - qualidades do juiz e ética profissional.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Elycesar Silva Nunis

12 de jun de 2014

Sou de Rondonópolis no Mato Grosso, e estou interessado em aprender tudo sobre produção de leite, para que possa me profissionalizar no meu negócio é possível me ajudar de alguma forma? Gostaria de ter mais informações sobre esses cursos estou em dúvida entre o CPT e a MILKPOINT!! Desde já agradeço!!! Elycésar!!

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de jun de 2014

Olá, Elycesar!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre os Cursos CPT na área Gado de Leite nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!