WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

#fiqueemcasa Vamos nos unir nessa corrente: só o conhecimento constrói o amanhã!
Cursos da Área Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 32Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Sal mineral para bovinos: com qual frequência oferecer?

Ainda que desacreditada por muitos criadores, a mineralização de bovinos é essencial para garantir a produtividade máxima dos animais

Bovinos

Ao contrário do que muitos criadores pensam, a oferta de sais minerais a bovinos é extremamente necessária para garantir bons resultados na produtividade e, consequentemente, melhor aproveitamento da carne e do leite desses animais. Isso porque as plantas forrageiras, muitas vezes, não conseguem suprir a necessidade mineral de cada animal, sendo fundamental que o pecuarista realize a nutrição mineral através das rações.

Gilmar Ferreira, professor do Curso CPT Alimentação de Bovinos de Corte, ressalta que a alimentação é o principal fator para garantir rentabilidade aos pecuaristas bovinos, mas ela precisa receber também complementação com sais minerais, de acordo com as necessidades dos animais.

A produtividade de cada animal pode ser afetada caso a mineralização seja feita de forma ineficiente. Dada a sua importância, os sais minerais precisam ser oferecidos aos animais o ano todo.

Dentre os principais minerais dos quais os bovinos necessitam, temos:

Macrominerais

- Cálcio (Ca), Fósforo (P), Magnésio (Mg), Enxofre (S), Sódio (Na), Cloro (Cl) e Potássio (K).

Microminerais

- Ferro (Fe), Zinco (Zn), Cobre (Cu), Iodo (I), Manganês (Mn), Flúor (F), Molibdênio (Mo), Cobalto (Co), Selênio (Se), Cromo (Cr), Níquel (Ni), Vanádio (V) e Silício (Si).

Criadores não costumam encontrar dificuldade para adquiri-los, pois estão disponíveis em casas especializadas. Porém, é preciso avaliar a quantidade necessária, que varia de acordo com o estado do animal e o seu peso.

Como padrão, o consumo recomendado é de 80g a 100g por dia. Ainda que muitos criadores acreditem que sal mineral é tudo igual, há diferenças entre as formulações, o que deve ser observado pelo criador na hora da compra.

Ainda, há o mito de que muitos desses minerais não são necessários, apenas um ou outro, o que não procede. Cada produtor pode precisar mais ou menos de um desses minerais pelo fato de já estarem disponíveis nas pastagens. Por exemplo, algumas forrageiras podem ser pobres em sódio, mas ricas em fósforo, o que aumenta a necessidade de mineralização com mais sódio do que fósforo, de acordo com a demanda de cada animal.

Mineralização na seca

A preocupação com a mineralização dos animais deve ser proporcional à produção deles. Isto é, na época da seca, os animais costumam produzir menos, logo, necessitam de menos minerais. Na época das águas, portanto, é que se deve preocupar com o fornecimento de minerais. Mas, atenção! Necessitar menos não significa que eles não necessitem. É importante que o pecuarista não deixe de dar atenção à mineralização mesmo na seca.

Mineralização nos alimentos

Criadores podem optar por misturar o sal mineral em sua propriedade, mas, para isso, devem solicitar a ajuda de um profissional para que o balanceamento seja correto e consiga suprir as exigências dos animais.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Bovinos:

Alimentação de Bovinos de Corte
Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo para Gado de Leite e Corte
Gestão na Pecuária de Corte

Fonte: Embrapa Gado de Corte – embrapa.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!