WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 34Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Qual é a melhor época para o nascimento de bezerros?

Os melhores resultados em termos de taxa de desmame e peso ao desmame são obtidos quando os nascimentos ocorrem durante a estação seca

Qual é a melhor época para o nascimento de bezerros?   Artigos Cursos CPT

Qual é a melhor época para o nascimento de bezerros? Simples: os melhores resultados em termos de taxa de desmame e peso ao desmame são obtidos quando os nascimentos ocorrem durante a estação seca.

“Seguindo essa lógica de raciocínio, pode-se afirmar que, no início da estação chuvosa, as pastagens se recuperam rapidamente, e, em pouco tempo, há alimento de boa qualidade em quantidade suficiente para que as fêmeas alcancem uma condição corporal que favoreça os índices reprodutivos”, afirma Prof. Leonardo de Oliveira Fernandes, do Curso CPT Como Fazer uma Estação de Monta.

Com isso, a estação de monta poderá começar poucas semanas depois do início das chuvas. Procura-se, ao estabelecer a estação de monta, fazer o período de maior exigência nutricional das vacas, que é o período inicial de lactação, coincidir com a época de melhores pastagens, possibilitando taxa elevada de concepção pós-parto.

A EMBRAPA-CNPGC (VALLE et al. 2000) destaca como ideal para o Brasil Central (basicamente as regiões Sudeste, Centro-Oeste, e parte dos estados da Bahia e Tocantins), em sistemas de criação extensiva a pasto, o período entre novembro e janeiro (três meses). Essa escolha tem por base algumas características importantes a serem consideradas, abaixo destacadas:


1) Parição ocorre na época mais propícia do ano para os nascimentos dos bezerros (agosto a outubro), quando é baixa a incidência de doenças, como a pneumonia, e de parasitos como carrapatos, bernes, moscas e vermes.

2) A estação de monta coincide com a época de melhor qualidade e maior disponibilidade de forragem, o que proporciona condições adequadas para o restabelecimento da atividade reprodutiva de fêmeas e reprodutores, resultando em maiores índices de prenhez.

3) O diagnóstico de gestação realizado em abril ou maio, antes do início da seca, permite identificar os animais improdutivos.

4) A desmama dos bezerros, aos seis a sete meses de idade, efetuada de fevereiro a abril, elimina o estresse da amamentação durante a seca.

5) O descarte de vacas vazias (identificadas durante o diagnóstico de gestação) e de baixo potencial produtivo (bezerros leves à desmama), antes da seca, além de liberar o pasto para as fêmeas prenhes, possibilita a seleção de matrizes para melhor eficiência reprodutiva.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Quer sucesso na pecuária de corte? Instale uma Estação de Monta na fazenda
- Vai instalar uma Estação de Monta? Acerte na duração!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!