WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Vai instalar uma Estação de Monta? Acerte na duração!

Em propriedades em que a estação de monta nunca foi usada, será preciso planejar uma estratégia de adoção gradativa, para que se reduzam as chances de fracasso, e para que os resultados positivos possam ser logo percebidos

Vai instalar uma Estação de Monta? Acerte na duração!   Artigos CPT


Com relação à duração da estação, pode-se afirmar que existe um fator que tem grande influência: a experiência do pecuarista. “Em propriedades em que a estação de monta nunca foi usada, será preciso planejar uma estratégia de adoção gradativa, para que se reduzam as chances de fracasso, e para que os resultados positivos possam ser logo percebidos”, afirma Prof. Leonardo de Oliveira Fernandes, do Curso CPT Como Fazer uma Estação de Monta.

Para esses casos, é aconselhável que seja estabelecida uma estação de cinco meses, entre novembro e março, por exemplo, para se evitar queda brusca da natalidade no primeiro ano. A cada ano, é excluído um mês da extremidade do período: no primeiro ano, março; no segundo, fevereiro, até que se tenha uma estação de três meses.

Será fundamental que o pecuarista trabalhe o manejo de forma a conseguir os melhores resultados possíveis, a cada ano seguinte, em que a estação for reduzida em um mês. Procura-se ajustar o seu início, em função da distribuição regional de chuvas. A duração ideal da estação de monta, para vacas adultas, deve ser de 60 a 90 dias.

O uso de estação de monta deverá generalizar-se nos próximos anos, com reflexos altamente favoráveis sobre a produtividade e sobre os custos de produção. Vale destacar, também, que a redução da estação de monta vai aumentar a pressão de seleção. Isso significa que mais fêmeas poderão ser descartadas, por não terem emprenhado no período, aumentando a necessidade de reposição. Em contrapartida, haverá uma melhora no potencial genético do rebanho, quanto à fertilidade.

A duração da estação de monta será diferente apenas para as novilhas (que estarão participando da sua primeira estação de monta) e para as primíparas (que vão entrar na sua segunda estação de monta). Para essas fêmeas, deverá ser promovida uma estação de monta exclusiva, que deverá ter início pelo menos 30 dias antes da estação das vacas. A duração também será menor: 45 dias. Como as novilhas deverão ser entouradas mais cedo do que as vacas, elas deverão ficar em pasto separado.

Ao final desse primeiro período de monta, as novilhas poderão ser transferidas para os lotes de vacas em monta, para o que pode ser considerada uma segunda estação de monta. Com isso, essas fêmeas estarão tendo uma segunda chance para a concepção, que compensa o fato de estarem ainda em crescimento e/ou lactação e garante tempo para a recuperação do seu estado fisiológico.

À medida que a duração da estação de monta ultrapassa 75 dias, passa a haver superposição do fim da estação de nascimentos com o início da estação de monta. Neste caso, no início da estação de monta, algumas vacas ainda não pariram, o que é indesejável, pois terão chances reduzidas de serem fertilizadas na estação de monta.

As vacas que parirem cedo, na estação de nascimento, terão mais chances de serem fertilizadas, além de desmamarem bezerros mais velhos e pesados, portanto, de maior valor comercial, quando se adota data fixa de desmama para o rebanho.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Quer sucesso na pecuária de corte? Instale uma Estação de Monta na fazenda
- Por que instalar uma Estação de Monta na Fazenda?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!