WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Estratégias para o sucesso de sua recria

A fase da recria é essencial para o sucesso da bovinocultura

Gado de leite

A bovinocultura precisa passar por várias fases até que o animal adquira as características ideais para comercialização. A fase da recria geralmente é feita no Brasil em regime de pasto com baixo uso de tecnologias. Os animais se encontram expostos à sazonalidade da produção de forragens, o que resulta na perda de peso durante períodos como a seca e em baixos níveis de produtividade.

Leonardo Fernandes, professor do Curso a Distância CPT Recria de Bezerros de Corte, afirma que com a evolução da atividade e o surgimento de várias outras possibilidades os criadores têm a sua disposição várias estratégias para utilizar, a fim de atingir os melhores resultados com a sua criação.

Confira 5 estratégias para o sucesso da fase de recria em bovinos de corte:

  1. Ter atenção no período pós-desmama

Os primeiros dias após a desmama é um período crítico que necessita cuidado especial. O período pede mais atenção pois há a separação vaca-bezerro, quebrando a relação maternal, e o animal pode se estressar ao se adaptar a um novo ambiente. O bezerro também pode perder peso por não consumir forragem de maneira adequada. Além disso, a fase de desmama pode coincidir com a estação seca, o que priva o leite e diminui as forragens.

O produtor pode utilizar a estratégia chamada “creep-feeding”, deixando um cocho privativo que apenas o bezerro terá acesso antes da desmama, o que reduz a dependência materna e promove melhor desenvolvimento ruminal. Também é importante tentar manter as vacas próximas aos bezerros para possibilitar estímulos sensoriais e ao desmamar, deslocar as mães, para que os bezerros sofram menos estresse com adaptações.

  1. Pastagens

Bezerros são animais jovens, então precisam de proteínas para o crescimento. É importante disponibilizar pastos com espécies forrageiras com melhores características nutricionais, que tenham menos lignificação e que apresentem maior proporção de folhas em relação a colmos.

  1. Suplementação estratégica

A pastagem em época de seca possui baixo valor nutritivo por apresentar alto teor de fibra indigestível. Além disso, os teores de proteína bruta são inferiores e limitam o consumo e o desempenho da cria. Uma estratégia que pode ser utilizada é a suplementação proteica e/ou energética, que pode ser utilizada tanto durante a seca quanto durante a época chuvosa. Essa suplementação, além de possibilitar aumento de proteína e energia para os animais, faz com que eles consumam mais pasto devido ao aproveitamento da forragem consumida.

  1. Controle sanitário

É importante que o rebanho tenha um calendário sanitário adequado e específico à sua categoria. Quando se trata de recria, é ainda mais importante manter esse controle por causa de fatores de estresse e erros que podem ocorrer durante o período de pós desmama, tornando os bezerros susceptíveis a determinados agentes.

Algumas vacinas são essenciais, como clostridioses, brucelose (para fêmeas de 3 a 8 meses) e aftosa. Também é importante o controle de ecto e endoparasitas, para que sejam evitados problemas como a babesiose.

  1. Ganhos constantes

Os resultados das crias são melhores quando o maior número de arrobas é produzido durante a fase de crescimento do animal, pois a conversão alimentar é mais positiva se comparada com a fase de engorda. Além disso, o custo da arroba é reduzido se o maior ganho ocorrer durante a fase de crescimento. É importante, também, a constância dos ganhos, para evitar o efeito sanfona. As taxas de ganho de peso são influentes na composição da carcaça dos animais em crescimento.

Para manter a produção contínua de carne durante o período de recria devem-se aumentar os níveis de desempenho e produtividade com o uso de suplementação e aditivos, adequando o manejo do pasto e fazendo melhorias genéticas, o que garante a competitividade e a sustentabilidade do setor pecuário.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Gado de Corte:

Curso Recria de Bezerros de Corte
Curso Cria de Bezerros de Corte
Curso Terminação de Bovinos em Pasto


Fonte: DSM – Dsm.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!