WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Especialista: indícios do efeito macho em bovinos são contraditórios

Os indícios do "efeito macho" em bovinos são contraditórios (Lamb, 2004). Novilhas expostas a touros não atingiram a puberdade mais cedo do que outras não expostas

Especialista: indícios do efeito macho em bovinos são contraditórios   Artigos CPT

De acordo com Lamb (2004), a maioria dos estudos sugere que talvez o "efeito macho" ocorreria através de percepções olfativas na forma de feromônios transmitidos do macho para a fêmea, o que aumenta os pulsos de LH e induz uma onda pré-ovulatória desse hormônio e a ovulação, explica José Olavo Borges Mendes Júnior, professor do Curso CPT Técnicas para Produzir mais Bezerros. Contudo, o mecanismo exato através do qual a presença do touro ativa os processos fisiológicos que iniciam a retomada dos ciclos estrais não foi esclarecido, pois outros indícios mostram que nem a progesterona nem o LH nas vacas são afetados pela presença do touro. (Lamb, 2004)

“Os indícios do "efeito macho" em bovinos são contraditórios.” (Lamb, 2004). Novilhas expostas a touros não atingiram a puberdade mais cedo do que outras não expostas. Porém a exposição de vacas de corte no período pós-parto a touros ou vacas androgenizadas encurtaram o anestro pós-parto." (Lamb, 2004)

Trabalhos desenvolvidos no sudoeste da África concluíram que, em rebanhos onde se tem a presença de touro, cerca de 10% das vacas entram em cio, semanalmente, enquanto em outros rebanhos, compostos só de fêmeas, esse número ficava bem abaixo (Lamb, 2004). Estudos mais detalhados sobre o efeito da presença do macho concluem que este atua a favor da liberação de gonadotrofinas em fêmeas, estimulando o estro e a ovulação. Ainda em bovinos, a interação de fêmeas também afeta a atividade ovariana induzindo o estro. Uma fêmea em estro pode sincronizar outras do mesmo grupo social. Além desses fatores, tem-se verificado que a alta densidade populacional provoca o aumento da atividade sexual em bovinos, mesmo se tratando de animais de mesmo sexo.

Em criações super-extensivas, porém, o efeito bioestimulante fundamentado apenas no odor talvez não seja suficiente, podendo ser necessário maior estimulação visual, táctil e auditiva, para se promover um aumento da porcentagem de ovulação. Alguns criadores do pantanal promovem agrupamento do rebanho com dupla finalidade: cura dos bezerros e o "esquentamento" do gado. O "esquentamento" nada mais é do que uma bioestimulação, tentando aproximar touros e vacas, e, com isso, aumentar a fertilidade do rebanho em grandes extensões.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!