WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 58Gado de Leite 34Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Chegou a hora da verdade para a pécuaria de corte no Brasil

O cruzamento industrial, a adubação e a divisão dos pastos, a correta mineralização do rebanho e outros mecanismos indutores de qualidade e produtividade alteraram enormemente o padrão de produção e a qualidade da carne

Pecuária de corte no brasil

Michael Fairbanks, consultor norte-americano de negócios, tem uma receita simples e poderosa para quem quer mudar a concepção dos seus negócios: acreditar no que está fazendo. Sócio do Professor Michael Porter, reconhecidamente um dos melhores especialistas do mundo em gestão estratégica de negócios, Fairbanks acredita que a mentalidade negativa é o principal obstáculo ao desenvolvimento de países como o Brasil. E é verdade. Basta ver que, tomando o caso do setor pecuário, a partir do momento em que os pecuaristas passaram a acreditar no seu negócio, a pecuária brasileira explodiu em produtividade e surpreendeu o Brasil.

Há cinco anos, quando se visitava um curral de qualquer frigorífico, podia-se ver a enorme heterogeneidade do rebanho a ser abatido, em termos de raça, peso e idade. Hoje, o novilho precoce – outrora um sonho de alguns produtores visionários – é uma realidade. O cruzamento industrial, a adubação e a divisão dos pastos, a correta mineralização do rebanho e outros mecanismos indutores de qualidade e produtividade alteraram enormemente o padrão de produção e a qualidade da carne. A pecuária evolui mais rápido do que se pode imaginar.

Em menos de um ano, visitei três grandes centros produtores e consumidores de carne bovina: os EUA, a Argentina e parte da Europa (Itália e França) e o que vi não me surpreendeu: consumidores desejosos de produtos de altíssima qualidade. Nesse aspecto, o que se vê é uma Argentina preocupada em estabelecer-se como produtora e fornecedora mundial de carne de alta qualidade. E vem conseguindo, graças a um brilhante trabalho de marketing, desenvolvido pelos principais lideres setoriais.

A oportunidade que se abre ao Brasil neste momento em que a febre aftosa parece estar sob controle é ímpar. Preços melhores para produtos diferenciados e expansão da exportação. Estima-se que as exportações brasileiras de carnes, nos próximos cinco anos, deverão triplicar, em valor e quantidade. E, nesse aspecto, ganharão aqueles que investirem e acreditarem no seu negócio, seguindo outra lição do professor Fairbanks: esquecer o paternalismo e parar de reclamar do governo.

 

Sylvio Lazzarini Neto
Especialista em Pecuária de Corte.
Coordenador Técnico da área de
Cursos Lucrando com a Pecuária do CPT

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!