WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Chegou a hora da verdade para a pécuaria de corte no Brasil

O cruzamento industrial, a adubação e a divisão dos pastos, a correta mineralização do rebanho e outros mecanismos indutores de qualidade e produtividade alteraram enormemente o padrão de produção e a qualidade da carne

Pecuária de corte no brasil

Michael Fairbanks, consultor norte-americano de negócios, tem uma receita simples e poderosa para quem quer mudar a concepção dos seus negócios: acreditar no que está fazendo. Sócio do Professor Michael Porter, reconhecidamente um dos melhores especialistas do mundo em gestão estratégica de negócios, Fairbanks acredita que a mentalidade negativa é o principal obstáculo ao desenvolvimento de países como o Brasil. E é verdade. Basta ver que, tomando o caso do setor pecuário, a partir do momento em que os pecuaristas passaram a acreditar no seu negócio, a pecuária brasileira explodiu em produtividade e surpreendeu o Brasil.

Há cinco anos, quando se visitava um curral de qualquer frigorífico, podia-se ver a enorme heterogeneidade do rebanho a ser abatido, em termos de raça, peso e idade. Hoje, o novilho precoce – outrora um sonho de alguns produtores visionários – é uma realidade. O cruzamento industrial, a adubação e a divisão dos pastos, a correta mineralização do rebanho e outros mecanismos indutores de qualidade e produtividade alteraram enormemente o padrão de produção e a qualidade da carne. A pecuária evolui mais rápido do que se pode imaginar.

Em menos de um ano, visitei três grandes centros produtores e consumidores de carne bovina: os EUA, a Argentina e parte da Europa (Itália e França) e o que vi não me surpreendeu: consumidores desejosos de produtos de altíssima qualidade. Nesse aspecto, o que se vê é uma Argentina preocupada em estabelecer-se como produtora e fornecedora mundial de carne de alta qualidade. E vem conseguindo, graças a um brilhante trabalho de marketing, desenvolvido pelos principais lideres setoriais.

A oportunidade que se abre ao Brasil neste momento em que a febre aftosa parece estar sob controle é ímpar. Preços melhores para produtos diferenciados e expansão da exportação. Estima-se que as exportações brasileiras de carnes, nos próximos cinco anos, deverão triplicar, em valor e quantidade. E, nesse aspecto, ganharão aqueles que investirem e acreditarem no seu negócio, seguindo outra lição do professor Fairbanks: esquecer o paternalismo e parar de reclamar do governo.

 

Sylvio Lazzarini Neto
Especialista em Pecuária de Corte.
Coordenador Técnico da área de
Cursos Lucrando com a Pecuária do CPT

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!