WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Bovinos de corte - exigências nutricionais para o desenvolvimento animal

Elaborar dietas e preparar a alimentação adequadamente, com um olho na produção e outro nos custos, são ações fundamentais que devem ser consideradas na pecuária de corte

 

bovinos confinados para o abate sendo alimentados

 

Em qualquer atividade pecuária, pode-se dizer que a nutrição é um dos elementos-chave do manejo, não só por corresponder ao grande percentual dos custos envolvidos, mas, por ter influência decisiva na produção. Logo, elaborar dietas corretamente e preparar a alimentação de forma adequada, com um olho na produção e outro nos custos, são ações fundamentais que devem ser consideradas na atividade.

A demanda por nutrientes no organismo animal varia de acordo com o momento de vida e de manejo dos animais. Essa demanda é chamada tecnicamente de exigências nutricionais, que variam em função do estágio de vida dos animais. Em outras palavras, para cada momento de vida dos animais há demanda por diferentes níveis nutricionais na dieta, de forma que os objetivos do manejo possam ser atingidos.

Enquanto um animal é criado para ser comercializado para o abate, vive três etapas básicas de manejo, as quais são marcadas por variações intensas nas exigências nutricionais.

1- Bezerros

O leite é o alimento básico dos bezerros. Mas, de acordo com os objetivos do manejo, ou seja, o peso do animal ao desmame esperado, diferentes formas de suplementação podem ser oferecidas.

2- Recria

A fase classificada como recria é aquela que compreende o período de vida entre a desmama e a idade adulta de um bovino. O principal alimento dos animais neste momento é a pastagem, além de mistura mineral e água. Por isso, tradicionalmente os bovinos em recria têm o manejo alimentar bastante afetado pela sazonalidade da produção dos pastos, perdendo peso durante a seca, quando ocorre o declínio da qualidade do pasto, e recuperando depois, na estação chuvosa, caso tenha boa pastagem disponível.

3- Engorda e terminação

A fase de engorda e terminação ocorre quando os animais atingem seu máximo desenvolvimento. Depois de alcançarem cerca de 300 kg de peso vivo e tiverem sua estrutura corporal desenvolvida, os novilhos destinados ao abate precisarão aumentar a musculatura e a gordura depositada, para atingirem peso superior a 450 kg. Isso poderá ocorrer na pastagem durante o período chuvoso, enquanto na seca serão necessários suplementos alimentares para que não ocorra perda de peso. Outra estratégia muito usada nesta fase é o confinamento dos animais durante a estação seca, que consiste em um sistema de manejo no qual os animais recebem dieta balanceada composta por volumosos conservados e alimentos concentrados.

Exigências nutricionais x manejo

A quantidade e proporção de alimentos em uma dieta balanceada devem ser definidas adequadamente na formulação, de maneira a garantir aos bovinos um bom funcionamento do aparelho digestivo. Além disso, a formulação pode ser definida com três objetivos diferentes:

- Garantir a manutenção das funções vitais dos animais;
- Garantir o desenvolvimento físico, ou seja, crescimento e ganho de peso em determinadas categoria animais; e
- Garantir a reprodução, ou seja, a geração de novos animais para que o ciclo de produção tenha continuidade, no rebanho de cria.

O bom funcionamento do organismo, o desenvolvimento físico e a reprodução são objetivos fundamentais no manejo nutricional de qualquer rebanho, e ponto de partida para que a atividade pecuária seja rentável. Porém, esses objetivos devem ser definidos de forma diferenciada para diferentes categorias animais. Por exemplo, apenas garantir a manutenção das funções vitais dos animais, sem que ocorra ganho de peso, é uma estratégia de manejo nutricional que pode ser aplicada a vacas solteiras. Já as fêmeas que estão aleitando bezerros precisarão de níveis nutricionais um pouco mais elevados em sua dieta. Novilhos em terminação, por sua vez, vão necessitar de uma dieta com maiores níveis nutricionais.

Conheça o Curso CPT Nutrição de Bovinos de Corte e Formulação de Dietas.

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Emanuel Pimenta Pacheco

28 de mar de 2018

Gostaria de saber se vocês tem cursos voltados para confinamento de animais nelore e sobre fornecimento de alimento volumoso e concentrado para que o animal ganhe peso. Att, Emanuel

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mar de 2018

Olá Emanuel,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os melhores cursos que irão atender suas necessidades.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Michele Gomes

3 de mar de 2018

Olá! Gostaria de saber quando esse artigo foi publicado, pois pretendo usá-lo como referência em um trabalho da faculdade! Obrigada!

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de mar de 2018

Olá Michele,

O artigo foi publicado em 24/11/2014.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!