
A vacinação de frangos e galinhas caipiras pode ser feita de forma individual ou coletiva. A individual, apesar de ter um custo de aplicação, é maior do que a administração massal (coletiva), e oferece resultado mais seguro, afirma Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Criação de Frango e Galinha Caipira.
As aves são vacinadas de forma conjunta. Assim, as aplicações podem ser feitas por nebulização ou pulverização e pela água de bebida.
1- Nebulização ou Pulverização
A vacina será absorvida por via ocular, nasal e bucal. Este método tem como desvantagem o aparecimento de uma reação respiratória muito forte. Aplicação da vacina através do uso de equipamentos (nebulizadores, pulverizadores) que lançam a vacina sobre as aves. O seu uso é recomendado nos casos de surto de doenças.
2- Oral
Esse método tem como vantagem a simplificação da operação, fazendo com que as aves sofram pouco estresse e que o custo de aplicação seja baixo. Mas alguns cuidados precisam ser tomados com a aplicação de forma uniforme para atingir o maior número possível de aves.
Outros cuidados também são importantes como o fornecimento de água sem desinfetante por pelo menos três dias antes da vacinação, pois a presença de desinfetante pode fazer com que haja inativação dos microrganismos vivos.
A aplicação é realizada pela água de bebida das aves. Quando a vacinação for realizada deve-se retirar a água dos bebedouros duas horas antes do início da operação, de forma a provocar uma ligeira sede nas aves. Feita a mistura da vacina com água (temperatura de 24ºC), deve-se adicionar leite em pó na concentração de 1:400, de forma a proteger os vírus.
Após o abastecimento do bebedouro, o operador deverá circular dentro do galpão para que as aves sejam estimuladas a ingerir a água com a vacina. Como desvantagem do processo, tem-se que a vacinação não garante que 100% das aves consumam a vacina. Assim sendo, é um procedimento recomendado para vacinações de reforço.
3- Ocular e nasal
São feitas com a aplicação de uma gota de 0,3 mL com frasco equipado com bico conta-gotas diretamente no olho ou orifício nasal da ave. O alto custo e o estresse são desvantagem em relação às formas de vacinação massal. Como vantagens, tem a garantia de que 100% das aves tiveram contato com a vacina e, consequentemente, podem desenvolver a imunidade. Além disso, permite que seja feito o descarte de aves com algum tipo de problema, além de uma separação visual das aves por peso corporal.
A via ocular oferece maior segurança de resultado que a nasal, pois os vírus podem ser absorvidos mais rapidamente para a corrente sanguínea, além do fato de que a gora vacinal na via nasal pode ser expelida pelo ar expirado pela ave.
Tem-se, ainda, a aplicação individual por via oral. Esta é praticamente idêntica à aplicação ocular, pois consiste em pegar a ave e fazer pressão leve e ligeira na parte lateral e inferior do bico, de forma a fazer com que a ave abra a boca, pingando então uma gora da vacina.
4- Membrana da asa
É feita através do auxílio de um estilete que, geralmente, acompanha a vacina. Este é imerso na vacina, o que faz com que o produto fique presa nas ranhuras do estilete. Ao ser feita a perfuração da membrana da asa, a vacina passará do estilete para a ave, efetuando assim o processo.
5- Injetáveis
Exite a intramuscular e a subcutânea. A primeira pode ser feita no músculo da coxa, utilizando a vacina aquosa, ou no músculo do peito, utilizando a vacina oleosa. Para esse tipo de aplicação, usa-se seringa de dosagem automática. No caso da vacinação subcutânea, esta é feita em nível de incubatório. A vacinação contra Marek é aplicada na pele da nuca.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Vou criar galinhas caipiras. Como devem ser os bebedouros?
- Vai iniciar uma granja de galinhas caipiras? Escolha bem os pintinhos
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Fernando Augusto
18 de fev de 2021Boas dica.

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de fev de 2021Olá,Fernando
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo!
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que disponibilizamos na área e que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika