
Precisando de informações quanto à forma de alimentação das galinhas durante a fase de produção? Podemos ajudar! Leia esta matéria até o final e aprenda sobre os nutrientes, as formas de fornecimento e a quantidade de ração para que suas aves atinjam o mais alto índice de produtividade. Vamos lá?
Você sabia que uma alimentação correta e eficiente é tão importante para as galinhas quanto para o avicultor? Pois acredite, é verdade. É bom para as galinhas porque quanto mais elas comem mais elas botam e é bom para o produtor porque a alimentação representa até 70% do custo de produção.
Não entendeu? Pense bem: "alimentando bem as galinhas você evita o desperdício ao mesmo tempo que garante a produtividade", explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Galinhas Poedeiras - Cria e Recria.
Para você entender melhor, saiba que em média uma poedeira, após atender suas necessidades de mantença, consome 41 g de ração por cada ovo que ela produz. Assim, aquela que bota maior número de ovos vai consumir maior quantidade de alimento.
A proporção é a seguinte:
- Se uma galinha põe 60 ovos durante o ano, e uma outra põe 160 ovos, a segunda vai precisar de aproximadamente 4 kg e 100 g de alimento a mais que a primeira.
- Para manutenção de uma ave com 1 kg e 600 g de peso, é necessário 0,063 kg por dia, ou seja, 23,27 kg de alimento por ano.
Para calcular as necessidades para manutenção das aves com outros pesos vivos, é só levar em conta que a quantidade de alimento é 0,73% do seu peso vivo.
Mas, afinal, como alimentar bem e corretamente as galinhas poedeiras para que elas botem mais? Pois bem. Para obter e manter uma elevada produção de ovos, é necessário, manter o consumo de alimento em um nível alto.
Na fase de produção, portanto, as rações devem conter em média:
♦ 15,5% de proteína bruta
♦ 2.850 kcal de energia metabolizável por Kg
♦ 0,32% de metionina
♦ 0,75% de lisina
♦ 0,35% de fósforo disponível e
♦ 3,5% de cálcio
A falta de qualquer nutriente implica redução e até completa parada na produção de ovos. Por isso, é importante utilizar rações balanceadas. E não se esqueça, consulte um técnico para planejar a alimentação de suas aves de maneira adequada.
E quanto ao horário de alimentar as galinhas poedeiras? O que saber?
O melhor horário de fornecer a ração às galinhas é à tarde, para haver maior disponibilidade de cálcio no intestino à noite. Esse cálcio será depositado diretamente na casca dos ovos, pela manhã.
Se a galinha receber o cálcio pela manhã, ele será depositado na medula óssea e não na casca do ovo. Por fim, observe a temperatura do local, pois as poedeiras reduzem o consumo de alimentos para temperaturas muito altas.
Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo:
Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.