WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manejo de ovos

A coleta dos ovos deve ser feita o maior número de vezes por dia, de quatro a cinco vezes

 

 
 Cabe ao avicultor decidir pela linhagem de galinhas poedeiras que irá criar, se será para ovos vermelhos, brancos ou os dois

Ambos os ovos branco ou vermelho apresentam as mesmas condições nutritivas. No entanto, os consumidores preferem os de coloração vermelha ou os que tenham a gema alaranjada. Daí serem bastante valorizados no mercado, embora os de coloração branca também tenham boa saída, porém com preços menores. Dessa forma, cabe ao avicultor decidir pela linhagem de galinhas poedeiras que irá criar, se será para ovos vermelhos, brancos ou os dois.

Independente das suas características, os ovos de boa qualidade devem:

- Ser grandes;
- Ter casca resistente e uniforme;
- Ter alta qualidade interna;
- Ter capacidade de pigmentação da gema.

O ovo é dividido da seguinte maneira:

- A gema e a clara são as partes principais;
- A clara representa 58% do peso;
- A gema 31% e a casca 11%;
- O ovo tem 73,7% de água;
- 10,5% de gordura;
- 14,8% de proteína;
- 1% de sais minerais.

Manejo dos ovos

 Os ovos devem ser grandes, ter casca resistente e uniforme, ter alta qualidade interna e ter capacidade de pigmentação da gema

Para evitar problemas com ovos sujos, trincados ou quebrados, as  gaiolas ou ninhos devem estar sempre limpos. Além disso, a coleta dos ovos deve ser feita o maior número de vezes por dia, caso isso não possa ser feito, a coleta deve ocorrer, pelo menos, quatro vezes.  Se  fizer poucas coletas, há sobrecarga do funcionário que as realiza. Com isso, a  qualidade do serviço cai em função da quantidade de ovos que ele tem de  coletar.

“O melhor são cinco coletas por dia .  Se você possui um número de  funcionários que permita esse procedimento, faça três coletas de ovos pela  manhã, que é quando há maior postura, e duas coletas à tarde”, afirma Júlio Maria Ribeiro Pupa, professor do curso Galinhas Poedeiras – Produção e Comercialização de Ovos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Durante a seleção dos ovos, o funcionário deve colocar os ovos sujos e bicados em uma bandeja de polpa e  marcar de qual gaiola vieram. Da mesma forma, separar os ovos  pequenos ou com defeitos e anotar.  Os ovos que estiverem quebrados, com a película abaixo da casca  intacta, podem ser aproveitados e comercializados como ovos líquidos. No entanto, a higiene é primordial.

Transporte

A pavimentação do local onde irão passar os veículos que transportam os ovos deve ser lisa e não conter buracos. Da mesma forma, os pneus não devem estar muito cheios para evitar pulos e, consequentemente, a quebra dos ovos. Quanto ao empilhamento dos ovos, este deve ser feito em caixas-padrão, evitando o excesso de peso sobre eles.

Lavagem

A lavagem dos ovos é um processo importante para desinfetar a casca  do ovo, e também para melhorar o seu aspecto visual.  Todos devem ser lavados de 3 a 4 horas após a postura. Quanto à temperatura da água, esta deve ser de 10 a 11ºC acima da temperatura do ovo.  O fluxo de  água deve ser constante, evitando recirculação da mesma  água, o que contaminaria os ovos.  Usar desinfetantes para limpar a casca é muito bom, pois evita a proliferação de bactérias. Por fim, a secagem os ovos deve ser feita para evitar o surgimento de fungos.

Ovoscopia

Nesse processo, os ovos são examinados por meio da luz para identificar qualquer anomalia. As mais comuns são: manchas de sangue, pedaços de carne, ovo sem gema, ovo dentro do ovo, ovo sem casca ou com casca mole, ovo com duas gemas, gema esverdeada, clara esverdeada, clara rósea, clara aquosa e enevoada, entre outras.

Aspersão de óleo

A aspersão em óleo mineral é muito importante para que  os poros da sua casca sejam fechados, impedindo a entrada de  microrganismos.  Da mesma forma, retarda a evaporação de água e perda de substâncias  importantes  de  dentro  dos  ovos.  Além disso, os ovos duram mais tempo na prateleira, pois não ficarão suando.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Avicultura.

Por Andréa Oliveira

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!