WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Guia rápido de alimentação de codornas

O coturnicultor deve realizar o manejo alimentar das codornas conforme as fases e a finalidade de criação

Guia rápido de alimentação de codornas

“As codornas atingem a maturidade sexual rapidamente; são altamente regulares e produtivas na postura (90%); em oito dias, alcançam o triplo do seu peso inicial; e no período reprodutivo, apresentam fertilidade de 80%. Entretanto, o coturnicultor deve realizar o manejo alimentar das aves conforme as fases e a finalidade de criação”, ressalta Joji Ariki, Doutor em Zootecnia, especialista em criação de codornas e professor do Curso CPT Codornas - Recria e Reprodução.

Alimentação no primeiro dia de vida


Assim que nascem, as codornas não devem receber alimentação, no período de 24 horas, pois elas se nutrem das substâncias presentes no saco vitelino. Após esse tempo de espera, as pequeninas aves são transferidas para as criadeiras com temperatura controlada. Como sua capacidade termorreguladora ainda não está desenvolvida, as codorninhas devem ser abrigadas em local com fonte de calor.

Ração inicial e de engorda


Nas criadeiras, as codornas passam a se alimentar com ração inicial e beber água à vontade. Para isso, comedouros e bebedouros devem estar sempre disponíveis com água limpa e ração sem sujidades. A ração inicial, com 30% de proteína, deve ser fornecida até os 20 dias de vida da codorna. A partir daí, ela deve receber ração de engorda, com teor de proteína, em torno de 25%, para suprir suas necessidades nutricionais.

Vale lembrar que a substituição da ração inicial pela ração de engorda deve ser feita, gradualmente, para que as codornas se adaptem. Caso contrário, as aves podem responder negativamente à mudança, com estresse e queda no peso.

Ração de postura


As codornas selecionadas para a postura devem receber ração, com 23% de proteína, para maximizar a produtividade das aves. O procedimento é realizado quando as codornas chegam aos 25 dias de vida. Os machos reprodutores também devem receber manejo alimentar idêntico. Até os 15 dias de vida, as codornas consomem cerca de 2g de ração por dia (média). Desse período em diante, o consumo aumenta para 12g de ração (média).

Ração para reprodutores


As codornas reprodutoras devem consumir em torno de 40 gramas de ração por dia (média). A recomendação vem da necessidade da manutenção da boa saúde das aves. Afinal, elas devem apresentar força e vigor para produzirem mais. Com isso, não apenas a produção é otimizada como também o desempenho reprodutivo das codornas, devido à maior fecundidade de machos e fêmeas.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura.

Leia o artigo "Espécies de codornas: europeia, americana, japonesa, chinesa e africana".

Fonte: aviculturaindustrial.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!