WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para quem quer criar frangos organicamente

Na produção orgânica de frangos a saúde dos animais baseia-se em medidas de prevenção. Antibióticos, coccidiostáticos e desinfetantes que não sejam biodegradáveis, são restringidos

Dicas para quem quer criar frangos organicamente   Artigos Cursos CPT

 

No sistema de produção orgânica de frangos, a saúde dos animais baseia-se em medidas de prevenção, sendo que, devido à restrição de antibióticos, coccidiostáticos e desinfetantes que não sejam biodegradáveis, maior atenção deve ser tomada quanto as medidas preventivas. “É permitido o uso de terapias alternativas, como homeopatia, fitoterapias, florais e outros. Como recurso fitoterápico, as folhas e o tronco de bananeira podem ser utilizados como alimento e para controlar diarreias e verminoses. No controle das diarreias são utilizadas, ainda, folhas de goiaba ou pitanga”, afirma Dr. Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do Curso a Distância CPT Criação de Frango e Galinha Caipira.

Para o controle de doenças respiratórias, pode-se colocar alho ou chá de guaco no bebedouro. Também é permitido o uso de antissépticos naturais, como o própolis. O uso de ácidos orgânicos (acético, lático, fórmico, propiônico) e bicabornato de sódio podem ser permitidos sob controle e autorização prévia da Certificadora para fins profiláticos e terapêuticos.

Caso seja necessário medicar os animais, as terapêuticas a serem empregadas são preferencialmente Homeopatia e Fitoterapia. Medicamentos convencionais são de uso restrito a situações nas quais ocorra risco de morte do animal e não haja disponibilidade de métodos permitidos ou que já tenham sido tentados sem sucesso. Uma vez medicados os animais, a certificadora deverá ser comunicada por escrito do fato ocorrido, sendo que os anilais medicados deverão aguardar um período de carência até recuperar sua condição orgânica.

O período de quarentena nesse sistema deverá ser o dobro do tempo de carência especificado na bula do medicamento e caso algum animal obtiver três ou mais incidências de medicação com drogas convencionais, a certificação de condição orgânica é perdida.

Como o frango orgânico requer maior tempo de alojamento e acesso a pastoreio, preconiza-se um período de 21 dias de vazio sanitário das instalações antes de um novo alojamento, contados a partir da limpeza e desinfecção do abrigo e remanejamento dos piquetes. Os frangos devem ser criados no sistema “todos dentro todos fora”, ou seja: alojar, no mesmo local, aves de mesma idade e procedência.

Especial atenção deve ser dada à alimentação dos animais. Essa deve ser de alto valor biológico, de modo que o organismo tenha condições de elaborar suas próprias defesas. A água a ser fornecida às aves deve ser limpa, fresca (20ºC), livre de microrganismos patogênicos e servida abundantemente. Semestralmente, é recomendado realizar o monitoramento da qualidade microbiológica, química e física da água.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?