WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Debicagem na avicultura industrial. Sim ou não? Por quê?

Depende! A debicagem é um procedimento que consiste em remover parte do bico da ave, para evitar três fatores que causam prejuízos em granjas e até mesmos às próprias aves

Debicagem na avicultura industrial. Sim ou não? Por quê?   Artigos CPT

 

Se é ou não viável fazer a debicagem na avicultura comercial? Depende! Se for para evitar o canibalismo entre as aves, sim. Se for para evitar o desperdício de ração, sim. E se for para evitar que elas comam os próprios ovos, sim também. Mas, por outro lado, se o profissional responsável pelo processo não for devidamente capacitado para realizar tal tarefa, não. Se for para a realização de um procedimento errado, desencadeando a formação de calos, sensibilidade e mutilação do bico da ave devido à medida errada do corte, também não. Entendeu? Pois bem, vamos lá!

“A debicagem é um procedimento muito utilizado na avicultura industrial que consiste em remover parte do bico da ave, especialmente para evitar três fatores que causam prejuízos em granjas”, explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Galinhas Poedeiras - Cria e Recria. São eles:


1- O canibalismo: devido ao estresse ou à dominância de algumas aves sobre as outras, elas podem começar a se bicar, formando lesões que podem infeccionar e, até mesmo, matar.
2- O desperdício de ração: o bico inteiro facilita a aderência de restos de ração.
3- Bicagem de ovos: algumas aves adquirem o hábito de comer ovos postos por elas mesmas ou por suas companheiras, vício a que se dá o nome de ovofagia. Às vezes um ovo trincado pode desencadear esse problema.

E como identificar a necessidade do procedimento entre as aves que compõem a granja? Isso é simples:


Pode-se identificar as galinhas com essa mania pela presença de gema amarela no bico e pela presença da casca próxima a ela. Mas, atenção! Este problema deve ser urgentemente resolvido, pois após adquirir o vício, a ave não para mais e nesse caso ela precisará ser eliminada.

Uma vez identificada a necessidade de realizar o procedimento, como resolver o problema?


Essa questão também é simples. A debicagem pode se dar pelos métodos convencional e por radiação infravermelha.

• Método convencional: utiliza-se uma lâmina em temperatura elevadíssima para efetuar o corte e cauterizar. O corte pode ser tradicional, com lâmina reta ou lâmina em v.
• Método por radiação infravermelha: feito em equipamento sofisticado ainda no incubatório, portanto as aves já chegam à granja debicadas, o que diminui bastante o estresse. O processo é totalmente automatizado e realizado juntamente ao manejo de vacinação, consistindo em encaixar a ave em um debicador carrossel onde ela receberá a radiação que secará a ponta do bico e o fará cair.

(A) debicagem por radiação infravermelha; (b) debicagem convencional   Artigos CPT

Foto: (A) debicagem por radiação infravermelha; (b) debicagem convencional

É importante ressaltar, porém, que a prática de debicagem é alvo de grande discussão entre os defensores do bem-estar animal e os produtores, pois estes defendem ser impossível ter boa qualidade de produção de ovos sem debicarem as poedeiras e aqueles apontam o sofrimento dos animais devido aos inúmeros problemas causados pela debicagem errada.

Diante disso, a tendência é que a debicagem por radiação infravermelha se popularize cada vez mais, pois como evita esses acidentes, é mais aceito pelos defensores dos animais. Além disso, apenas com um profissional treinado realizando a debicagem é que se evita acidentes e se consegue uma boa uniformidade da debicagem nas poedeiras.

Gostou do assunto? Que tal aprender mais? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


O segredo das galinhas superpoedeiras? A alimentação!

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo!


 

Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!