WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criar galinhas poedeiras exclusivamente em gaiolas é possível?

Sim, é! O sistema de criação de galinhas poedeiras exclusivamente em gaiolas exige três tipos de instalações: uma para a fase inicial, uma para a fase de recria e uma para a fase de produção

Criar galinhas poedeiras exclusivamente em gaiolas é possível?   Artigos Cursos CPT

Destinadas à produção de ovos, as poedeiras podem ser criadas em quintais, chácaras, sítios, galinheiros comuns, em chão de granjas, em gaiolas coletivas e individuais, sendo muito importante que o avicultor esteja disposto a manter o bem estar das aves, garantindo-lhes boas condições de instalações e equipamentos, além de oferecer treinamento aos funcionários, principalmente aos tratadores, para que eles tenham a capacidade de cuidar do aviário.

“O sistema de criação exclusivamente em gaiolas exige três tipos de instalações. Uma para a fase inicial, uma para a fase de recria e uma para a fase de produção", afirma Júlio Maria Ribeiro Pupa, professor do Curso CPT Galinhas Poedeiras - Produção e Comercialização de Ovos.

As instalações utilizadas para a criação de aves de postura em gaiolas durante a fase inicial é muito semelhante às do sistema de criação em piso. No entanto, não é necessário o uso de divisórias internas nem lanternins. As extremidades do galpão devem ser totalmente fechadas e o uso de cortinas é obrigatório.

Quais equipamentos são necessários na fase inicial?


São necessárias gaiolas metálicas, chamadas de gaiolas pinteiro, de um metro de comprimento, com 80 cm de largura, 30 cm de altura e 60 cm de profundidade. Elas devem ter 1 m de comprimento, 30 cm de altura, 60 cm de profundidade, 80 cm de largura.

Quantas aves colocar em cada gaiola na fase inicial?


50 aves/gaiola até 30 dias. Ou 60 aves/gaiola até 15 dias de idade e 30 aves/gaiola de 15 a 45 dias.

Como deve ser a instalação das gaiolas na fase inicial?


As gaiolas devem ser sustentadas por suportes metálicos chumbados no chão e sustentadas por cabos ou fios de aço bem esticados. Dispor essas gaiolas em filas duplas, deixando um corredor de serviço entre as filas de, no mínimo 1 m, para facilitar o trânsito e o trabalho dos funcionários no galpão.

Posso usar qualquer tipo de comedouro e bebedouro na fase inicial?


Não. Preste bastante atenção às informações abaixo:
- Os comedouros devem ser do tipo linear, podendo ser automáticos ou manuais, e os bebedouros podem ser do tipo calha com água corrente. No final da linha, é necessário adaptar tubos de escoamento ou automático do tipo chupeta.
- Coloque, em cada gaiola, um comedouro tipo bandeja e um bebedouro tipo copo de pressão, para ficar durante a primeira semana de vida das aves.
- Coloque, no interior das gaiolas, um bebedouro e um comedouro iniciais, o mais próximo possível dos comedouros e bebedouros definitivos, que são aqueles que estão localizados na parte externa das gaiolas.
- Não coloque os bebedouros abaixo das campânulas.

O que fazer quanto aos excrementos na fase inicial?


Para absorver a umidade dos excrementos, coloque o cepilho de madeira sob as gaiolas, no piso.

As fontes de aquecimento são necessárias durante a fase inicial?


Sim. Pode ser campânulas a gás, uma para cada grupo de 4 gaiolas, ou resistências elétricas afixadas nas próprias gaiolas.

Como deve ser o galpão na fase inicial?


O galpão e as gaiolas devem estar devidamente limpos, desinfetados e com um vazio sanitário de, no mínimo, 15 dias. O procedimento de limpeza e desinfecção devem seguir o mesmo padrão do sistema de piso.

Forre o piso das gaiolas com oito a 10 folhas de jornal. Isso evita ferimentos nas patas das aves e conserva o calor proveniente da fonte de aquecimento.

Permite, também, que as pintainhas se movam com maior liberdade e facilita a limpeza. As campânulas devem ser presas ao madeiramento do telhado com correntes e a regulagem de sua temperatura pode ser feita, elevando-se ou abaixando-se a campânula em relação às gaiolas.

Como receber as pintainhas?


Antes de receber as pintainhas, as cortinas devem estar totalmente fechadas, as campânulas devem estar devidamente reguladas e funcionando há, pelo menos, duas horas e os bebedouros devem estar devidamente abastecidos.

Distribua as pintainhas cuidadosamente, em uma lotação de 60 aves/gaiola. A ração deve ser fornecida somente duas horas após o fornecimento de água.

Como deve ser o manejo das pintainhas?


Proceda da seguinte forma:

- Retire a folha superior de jornal, que forra o piso das gaiolas, diariamente. Dessa forma, você mantém a gaiola limpa, já que a folha subsequente fica à mostra.
- Troque a água dos bebedouros iniciais, pelo menos duas vezes por dia.
- Retire os comedouros e bebedouros iniciais na segunda semana de idade, ficando apenas os definitivos à disposição das aves, na parte externa das gaiolas.
- Lave diariamente os bebedouros definitivos, utilizando-se esponja embebida em solução desinfetante à base de Amônia quartenária. Depois enxágue bem, até retirar todo o desinfetante.
- A primeira debicagem das pintainhas deve ser realizada aos 10 dias de idade.
- As vacinações devem ser realizadas de acordo com a recomendação do técnico especializado.
- Maneje as cortinas de tal forma que renove o ar no interior do galpão e mantenha a temperatura dentro da zona de conforto térmico das galinhas de postura. Ou seja, abra quando a temperatura estiver quente e feche quando estiver fria.
- No 15º dia de vida, redistribua as pintainhas em uma lotação de 30 aves/gaiola. Essa lotação deve ser mantida até o final da 6ª semana, quando você deve transferir o lote para a instalação de recria.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Criar galinhas poedeiras dá lucro? Sim, dá! Saiba como
- Vai vender ovos de galinhas? Conheça as exigências dos consumidores!


Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:



Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Alberico Ribeiro da silva

20 de nov. de 2023

Já crio algumas galinhas 100 por cento caipiras como a procura por ovos caipiras vem aumentando, penso em ampliar a quantidade de galinhas.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de nov. de 2023

Olá, Alberico Ribeiro da Silva! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Pedro Lemba

27 de jun. de 2023

Olá! eu gostaria de saber mais sobre essa formação

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de jun. de 2023

Olá, Pedro Lemba! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?