
Tadeu Cotta, professor do Curso CPT Produção de Frangos de Corte, destaca que a opção do consumidor brasileiro pelo frango encontra razões tanto do ponto de vista econômico, por ser um alimento relativamente barato, quanto da qualidade nutritiva e da facilidade de preparação culinária.
Além disso, a criação de galinhas poedeiras também apresenta vantagens, dado que o ovo, alimento de alto valor nutritivo e proteico, é acessível a todas as classes sociais, devido ao seu baixo custo. Ainda nessa linha de pensamento, é possível ressaltar que a criação de frango e galinha caipira é uma alternativa de produção de carnes e ovos destinada a um mercado consumidor exigente, disposto a pagar mais e que busca produtos naturais e de melhor qualidade.
Logo, fica fácil perceber que a criação de galinhas – quaisquer sejam as finalidades – é uma opção extremamente promissora para os criadores. Porém, antes de começar a criar, é necessário escolher as espécies. Então, quais são as melhores raças de galinhas para criação?
Galinhas Poedeiras
- Embrapa 051
A raça, desenvolvida pela EMBRAPA possui boa adaptabilidade ao território brasileiro e produz ovos em grande quantidade, sendo recomendada, inclusive, para as criações do tipo caipira. Também apresenta como vantagens a boa resistência à criação em piquetes e a doenças.
- Poedeira Negra
Um diferencial em relação às outras espécies de poedeiras é que o ovo da poedeira negra possui casca em um tom bege claro, o que o coloca à frente dos ovos brancos comuns. Caracterizada pelas penas pretas e brilhosas, essa raça consome pouco alimento e também consegue se adaptar ao sistema de criação caipira.
- Isa Brown
É a raça mais utilizada nas propriedades produtoras de ovos, devido ao fato de que podem produzir mais de 400 ovos por ciclo, número desejável por qualquer produtor. É mais indicada para a criação em sistemas confinados.
Galinhas de corte (ou de abate)
- Pescoço Pelado Vermelho
A carne dessa galinha possui um sabor melhor e rende mais. Soma-se a isso a adaptabilidade dessa raça aos vários tipos de criação e o fato de que atingem o peso ideal para o abate precocemente. Também produzem ovos, podendo ser criada com as duas finalidades.
- Pesadão Vermelho
Por apresentar maior conversão alimentar, também consegue atingir o peso ideal para o abate de forma precoce – ainda mais do que a pescoço pelado vermelho. Quando criada em condições ideais, sua carne apresenta consistência e um sabor único.
- Carijó/Pedrês
Chama a atenção a plumagem dessa raça, que é preta e branca. Sua adaptabilidade aos sistemas caipiras de criação garante maior facilidade de criação e de comercialização. Também produz ovos, podendo produzir até 200 ovos por ciclo.
Galinhas para melhoramento de plantel
- Índio Gigante
Se o objetivo é tornar a criação com melhores padrões genéticos, o índio gigante é indicado, por ser considerado uma “máquina”. É uma ave grande e pesada, podendo chegar a 8kg na fase adulta, e apresenta produção de ovos com cascas de cores variadas.
- Gigante Negro de Jersey
Possui dupla aptidão (corte e postura) e também pode-se encontrar aves com a coloração branca. São galinhas de porte mais avantajado e garantem elevação no padrão do plantel utilizando-se as fêmeas com galos de porte semelhante.
Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura:
Produção de Frangos de Corte
Criação de Frango e Galinha Caipira
Galinhas Poedeiras – Cria e Recria
Fonte: Sítio Sancaipi – sancaipi.com
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Crisanto Payongayong
28 de out. de 2021Demais