
Como é a galinha poedeira? Posso explicar! Uma boa linhagem de galinhas poedeiras deve ter baixa taxa de mortalidade, capacidade de postura acima de 240 ovos por ano, alta percentagem de ovos grandes, boa capacidade de pigmentar as gemas e resistência a doenças.
Seja você um avicultor ou profissional da área, basta seguir essas orientações que suas chances de sucesso com a comercialização de ovos serão grandes! Mas isso não é tudo. Ainda tenho mais informações para você. Vamos lá?
Alta taxa de eclosão, maturidade sexual precoce, alta fertilidade, alta qualidade interna do seu ovo e baixa incidência de manchas no seu interior, também são características de boas galinhas poedeiras, explica Dr. Júlio Maria Ribeiro Pupa, Médico Veterinário, Mestre e doutor em Zootecnia, também pela Universidade Federal de Viçosa.
Dentre as várias linhagens disponíveis de galinhas poedeiras no mercado, destacam-se:
- Lohman (Brown e LSL);
- Isa (Brown e Babcock);
- Hy-line; e
- Hissex.
Independente da linhagem, o criador deve escolher o tipo de ave a ser criada: poedeiras leves para produção de ovos brancos e poedeiras semipesadas para produção de ovos vermelhos.
As poedeiras semipesadas possuem como desvantagens pior conversão aumentar e maior consumo de ração. Como vantagem, seus ovos são mais caros quando comparados aos ovos brancos, pois têm maior aceitação pelo consumidor devido a cor de sua casca.
Independente da linhagem ou marca, as características de uma boa poedeira, em postura são:
- cristas e barbelas bem vermelhas e elásticas;
- as canelas devem se apresentar sem pigmentação;
- distância de dois dedos ou mais entre os ossos pélvicos;
- a cloaca deve estar alargada (aproximadamente 4 dedos) de forma oval na fase de postura, sem pigmentação e úmida.
Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.