WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como deve ser a criação doméstica de galinhas

A criação doméstica de galinhas pode servir tanto para consumo quanto para comercialização de ovos e carne

Como deve ser a criação doméstica de galinhas   Artigo CPT


O Dr.Marcelo Dias da Silva e professor do Curso CPT de Criação de Frango e Galinha Caipira, explica que a criação de frango e galinha caipira é uma alternativa de produção de carnes e ovos, destinada a um mercado consumidor exigente, que busca produtos naturais e de melhor qualidade, mesmo que o valor seja um pouco maior.

Seja para consumo próprio ou para a comercialização de ovo e carne, toda propriedade possui potencial para a criação doméstica de galinhas, independentemente da produção ou da atividade principal desempenhada nela. Isso por a criação ser relativamente fácil, barata e há um bom mercado consumidor para esses produtos. Além de espaço para que as galinhas possam ciscar e ficarem livres, é preciso construir um galinheiro, para elas poderem dormir e se abrigar da chuva. Mas, a estrutura pode ser rústica, cercada por tela de arame, para que as galinhas fiquem presas durante a postura, evitando que os ovos fiquem espalhados.

Os ovos devem ser coletados diariamente, registrando neles a data da postura. Ao perceber que a galinha está choca, deve-se construir um ninho de palha para ela poder chocar seus ovos e fazer nascer pintinhos. Próximos ao ninho, deve-se oferecer água e comida para as aves, sempre. Após 21 dias os ovos eclodem, sendo importante deixar os pintinhos no ninho até que toda a ninhada nasça. Após isso, os pintinhos e a galinha devem ser levados para um galinheiro seco e com uma cama de palha, de sabugo de milho ou de maravalha fina, onde serão soltos. As galinhas caipiras apresentam a vantagem de criação em relação às galinhas comuns pelo fato de a criação apresentar custos menores. Isso porque o método de criação consiste em deixá-las “livres”. Porém, a desvantagem é que botam menos.

— Criação em confinamento para subsistência

Com instalações simples, práticas, funcionais e de baixo custo, é possível criar galinhas em confinamento. Para a subsistência de uma família, por exemplo, recomenda-se a criação de 20 galinhas poedeiras, com produção média de 14 a 16 ovos por dia. Esse valor é mais que suficiente para uma família grande e ainda sobra.

— Novo método de criação: cage-free

Graças a um novo modelo de criação, algumas galinhas estão sendo criadas sem gaiolas, favorecendo o bem-estar animal, fundamental para a produtividade. Denominado “cage-free”, em tradução literal para o português, seu significado é “livre de gaiolas”. E essa realidade é cada vez mais presente nas granjas de todo o país.

Longe das gaiolas, as aves são criadas em locais onde podem agir naturalmente, estar secas e protegidas de predadores e das variações climáticas. Com o aumento da exigência do mercado consumidor em relação ao bem-estar animal esse novo método desponta como promissor e encontra-se em expansão no Brasil. Isso somado ao fato de que multinacionais, como o McDonald’s, anunciaram interesse apenas em mercadorias de granjas que criem as galinhas no sistema cage-free, a partir de 2015. Algumas empresas nacionais também adotaram a nova estratégia, buscando o fim do engaiolamento das aves.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

 

Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura:

Criação de Frango e Galinha Caipira
Como Tornar Seu Sítio Lucrativo.
Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura

Fontes: Rural News – ruralnews.com.br
Certified Humane Brasil – Bem-estar Animal – certifiedhumanebrasil.org
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Reginaldo Paiva

2 de fev. de 2022

Gostaria de interagir pouco mais sobre o assunto da criação de aves

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de fev. de 2022

Olá, Reginaldo! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! 

Para saber mais sobre o curso desejado, acesse o link: https://bit.ly/3GC8PrY ou deixe seu telefone que uma de nossas consultoras entrará em contato. 

Abraço! 

Lorena 

Leida Aparecida Batista

5 de ago. de 2021

Gostaria de saber mais sobre o curso. Qual o valor.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de ago. de 2021

Olá, Leida Aparecida 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!