WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Avicultor: você já ouviu falar em PULOROSE?

Pulorose é uma salmonelose e pode ser descrita como uma doença aguda em aves jovens e crônica em aves adultas, apresentando morbidade elevada em ambos os casos

Avicultor: você já ouviu falar em PULOROSE?   Artigos Cursos CPT

 

Pulorose é uma salmonelose causada pela Salmonella pullorum (sp.) e pode ser descrita como uma doença aguda em aves jovens e crônica em aves adultas, apresentando morbidade elevada em ambos os casos, afirma Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Criação de Frango e Galinha Caipira.

As bactérias têm como hospedeiro diversas espécies de aves e, na prática, as poedeiras parecem ser as mais susceptíveis. Fatores estressantes como doenças imunodepressoras podem aumentar a predisposição das aves para contraírem a pulorose.

Nos casos agudos, o fígado apresenta-se aumentado e de cor escura, os rins e baços mostram-se inchados. Nos casos subagudos, nota-se a presença de focos brancos no fígado, baço e coração, além de fígado inchado e pálido. Aves adultas podem ainda apresentar nódulos no ovário, coração, fígado, baço (granulomas) e pulmão. O granuloma, por sua vez, é um nódulo macroscópico que causa degeneração do tecido. Em aves com idade para a reprodução, o ovário apresenta-se degenerado ou infantil.

Transmissão da Pulorose Transmissão da Pulorose


A transmissão é vertical, ou seja, de forma transovariana e, ou transoviduto. O controle da doença pode ser feito com maior rigor sobre as reprodutoras adultas, através da coleta de sangue por punção na crista e reação de hemossoroaglutinação (teste de pulorose). As aves reagentes devem ser consideradas suspeitas e isoladas do lote. Se confirmada em outro teste, elas devem ser descartafas ou sacrificadas.

O teste de purolose não é tão eficiente quanto o isolamento e a identificação do agente. Entretanto, pode ser feito o diagnóstico clínico em embriões, através do elevado número de mortes, na fase final de incubação, ou nos pintos que, apesar de nascerem vivos, apresentaram-se fracos, com penugem úmida e colada no corpo. Nas aves adultas, há a presença de diarreia e, reduzido desempenho.

Transmissão da Pulorose Tratamento da Pulorose


O tratamento das aves contaminadas, com antibióticos, não oferece resultados seguros, por isso, é essencial um programa de biossegurança. A bactéria apresenta elevada resistência à ação de desinfetantes, especialmente, quando protegida por matéria orgânica.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Vou criar galinhas caipiras. Como devem ser os bebedouros?
Vai iniciar uma granja de galinhas caipiras? Escolha bem os pintinhos

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!