WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Diamante-de-Gould: ave exótica, de plumagem bela e exuberante

A ave exótica conhecida como Diamante-de-Gould (Chloebia gouldiae) é originária do Continente Australiano, dona de uma plumagem bela e exuberante

Diamante Gold

 

A ave exótica conhecida como Diamante-de-Gould (Chloebia gouldiae) é originária do Continente Australiano. Esse belo pássaro recebeu este nome em homenagem a Elizabeth Gould, esposa do ornitólogo John Gould, que descobriu a espécie. Por volta de 1887, alguns exemplares de Diamante-de-Gould foram levados da Austrália para a Inglaterra e, depois, disseminados pelo mundo. Hoje, há inúmeros aficionados pela espécie, principalmente, pela beleza exuberante de sua plumagem.

O Diamante-de-Gould é uma ave calma e sociável, que prefere viver em bandos. Pode alcançar dos 13 aos 14 cm e viver até os 7 anos quando criada em cativeiro. Atualmente, há 25 variedades da espécie em estado selvagem. Os filhotes de Gould deixam o ninho após 3 semanas de vida, voando livremente pelos bosques, parques e matas. Entretanto, tornam-se finalmente independentes ao atingirem dos 45 aos 50 dias de vida.

No Brasil, os Gould preferidos dos ornitólogos e criadores são os com a cabeça vermelha. Mas podemos encontrar outras aves com diferentes cores na cabeça, principalmente as que sofreram mutação. Vejamos

Goulds com cores originais:

→Cabeça: vermelha, preta ou laranja ;
→Peito: violeta :
→Ventre: amarelo-ouro;
→Manto: verde-luminoso .

Goulds cujas cores sofreram mutações:

→Cabeça: amarela ou cinza;
→Peito: branco, rosa ou azul;
→Ventre: creme;
→Manto: amarelo, cinza-claro, azul e outros.

Como os Goulds se reproduzem?

A fêmea do Diamante-de-Gould atinge a maturidade sexual aos 10 meses de vida. Assim que é fecundada, a espécie bota de 3 a 8 ovos, com período médio de incubação entre 15 e 17 dias.

Quando alcançam entre 45 e 50 dias, os filhotes de Gould tornam-se independentes, separando-se dos pais, para que estes se acasalem novamente e ocorra nova postura.

Em cativeiro, assim que totalizarem 3 posturas, deve-se dar um descanso de um mês ao casal de Gould, o que totalizará aproximadamente 6 posturas/ano.

Geralmente as fêmeas botam entre quatro a oito ovos, que eclodem após 15 e 17 dias. Algumas vezes, isso pode ocorrer até em 14 dias.

A primeira plumagem dos filhotes de Diamante-de-Gould surge após 3 semanas de vida. Entretanto, a bela e exuberante plumagem surge, de forma definitiva, somente após os 4 meses. Após os 45 dias de vida, suas asas ficam fortes o suficiente para deixarem o ninho e tornarem-se independentes, inclusive quanto à alimentação.

 

Como os Diamantes-de-Gould se alimentam?

O Diamante-de-Gould é uma espécie predominantemente granívora, alimentando-se basicamente de sementes de plantas e grãos. Entretanto, em cativeiro, a ave se alimenta de alpiste, almeirão, espinafre, chicória e algumas frutas. O criador deve também fornecer ao Gould farinhada, como suplemento alimentar, principalmente quando em reprodução ou muda de penas.

Da mesma forma, para deixar a ave saudável e resistente, pode-se servir ao Gould osso de siba ou blocos de cálcio, ambos excelentes fontes de cálcio, principalmente na época da postura, quando as fêmeas da espécie necessitam de reposição de cálcio.

Atualmente, no mercado, há uma ração própria para Gould, enriquecida com pedaços de alface e de frutas. Ela é excelente como complemento alimentar, já que é fonte de nutrientes necessários à saúde da ave. Muitos adicionam sal gema e carvão vegetal à ração, pois estes auxiliam na digestão da ave.

Deve-se fornecer ao pássaro água potável, de qualidade e fresca. Jamais permita que o Gould beba água gelada. Esta deverá estar em temperatura ambiente.

Muito Importante!

Não se esqueça de deixar sempre disponível para o Gould um recipiente com areia. Dessa forma, você estará promovendo a saúde e o bem-estar da ave, já que a areia é fonte de minerais, como o cálcio, além de auxiliar no processo de higiene do Gould, bem como na digestão da ave.

Quais os cuidados essenciais com a ave?

Quando o Diamante-de-Gould estiver na época de muda das penas, a ave torna-se muito sensível. Por isso, cabe ao criador fornecer à ave um suplemento alimentar que dê energia a ele, como o açúcar de uva, ou outro similar, próprio para o Gould.

Como essa ave é bastante frágil, ela deve ser criada ao abrigo dos ventos e do calor excessivo. Deve-se também privar a ave de sustos e de barulho, pois isso causa estresse ao pássaro, o que prejudica severamente a sua saúde.

Embora o Gould goste da companhia de outras aves da mesma espécie, quando em cativeiro, o criador deve manter o mínimo de pássaros no mesmo criatório, para evitar a disputa por alimento, ou mesmo, brigas.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Mundo das Aves, Arca de Noé, Pássaros do Vale e Ave Doméstica.

Conheça outras aves exóticas, acessando os Cursos CPT, da área Aves Exóticas, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Criação de Periquitos Australianos

Curso CPT Criação Comercial de Canários de Cor e Porte

Curso CPT Os Segredos da Criação e Comercialização de Agapornis

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Maria

2 de dez de 2018

Meu diamante está tão feio trocando pena parece velho

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de dez de 2018

Olá Maria,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Rafaela

20 de nov de 2017

Olá. Apareceu um desses em casa e gostaria de soltar mas ele ainda não voo muito bem. Após um tempo posso soltar em qualquer área ou ele pode morrer? O que devo fazer? Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de nov de 2017

Olá, Rafaela.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Peça auxílio a um veterinário para que ele verifique o motivo da ave não conseguir voar. Quando ela esteja bem, poderá ser solta em qualquer lugar.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Gevandir Dupont

25 de jun de 2017

Quero criar diamante golden quero saber se vale apena finançeiramente

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de jun de 2017

Olá, Gevanir.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Aconselhamos que você faça uma pesquisa de mercado, pois é necessário realizar um levantamento sobre a demanda.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!