
A criação de faisão é voltada para a produção de carne branca, leve e saborosa. Sem falar nas plumas de cores vibrantes, ideias para a ornamentação de chácaras, sítios e fazendas, bem como para a confecção de fantasias de Carnaval. Fora os ovos nutritivos da espécie, que custam R$30 (ou mais) a dúzia. Não podemos nos esquecer do esterco, utilizado como fertilizante agrícola, o que aumenta ainda mais a lucratividade do empreendedor.
Espécies
Existem mais de 100 espécies de faisão no Brasil. Para a ornamentação, temos as espécies canário, dourado, lady, nepal, prateado e swinhoe. Já para corte, temos as espécies buff, coleira, jumbo white e versicolor.
Ambiente
O faisão gosta de regiões com clima quente. A instalação do viveiro para faisões deve ser feita em local tranquilo, pois a movimentação de pessoas e veículos estressa a ave, o que compromete o seu desenvolvimento.
Viveiro
O viveiro para criar faisão pode ser construído com sarrafos de madeira, tela de arame e telhas, o que reduz os custos do empreendedor. A área para levantar a estrutura pode variar de 1,5 metro x 2 metros a 2 metros x 3 metros por faisão. O ideal é que o espaço permita ao faisão se movimentar tranquilamente com sua longa cauda sem irritar os outros faisões.
Saúde
Embora o faisão seja uma ave rústica e resistente, é importante cuidar da sua saúde. Como tem o hábito de ciscar, ele deve ser vermifugado duas vezes por ano. Uma dose pode ser ministrada em fevereiro, antes da troca de penas, e a outra, em julho, antes da postura. O medicamento pode ser diluído na água ou misturado na ração. Já a vacinação do faisão segue o mesmo protocolo da vacinação das galinhas.
Alimentação
A alimentação do faisão é feita com ração para galinhas ou codornas fornecida, diariamente, em três refeições. Como complemento, a ave pode receber frutas e hortaliças frescas (exceto alface, que causa diarreia).
Reprodução
A partir do terceiro mês de vida, é possível identificar o sexo dos faisões. O acasalamento do faisão com a faisoa ocorre já no primeiro ou segundo ano de vida de acordo com a espécie. As aves normalmente se acasalam de agosto a janeiro. Antes da cópula, deve permanecer apenas um macho por viveiro para evitar brigas entre os reprodutores.
A faisoa não apresenta cuidado parental e ela se recusa a chocar os ovos. Para driblar esse problema, uma alternativa é investir em uma chocadeira, a outra é usar uma galinha caipira ou garnisé como ama. Após a eclosão dos ovos, os filhotes devem ser transferidos para criadeiras com aquecimento até o crescimento das penas (de 40 a 60 dias).
Conheça os Cursos CPT da Área Aves Exóticas:
Os Segredos da Criação e Comercialização de Agapornis
Criação de Periquitos Australianos
Fonte: revistagloborural.globo.com
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Marcos Aurélio Guimarães Correa
23 de nov. de 2023Gostaria de ter contato de empresas que compram estas aves, para abate no Brasil. Intenção é criar faisoes para corte.

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de nov. de 2023Olá, Marcos Aurelio Guimaraes Correa! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT

José Heleno Da Silva
9 de nov. de 2023Excelente dica sobre a criação de faisão. Gostaria de saber, qual o espaço necessário para criar 3 faisoes fêmeas e um macho ?

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de nov. de 2023Olá, José Heleno Da Silva! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT