WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quer criar faisão? Confira dicas imperdíveis

A alimentação do faisão é feita com ração para galinhas ou codornas fornecida, diariamente, em três refeições

Quer criar faisão? Confira dicas imperdíveis

A criação de faisão é voltada para a produção de carne branca, leve e saborosa. Sem falar nas plumas de cores vibrantes, ideias para a ornamentação de chácaras, sítios e fazendas, bem como para a confecção de fantasias de Carnaval. Fora os ovos nutritivos da espécie, que custam R$30 (ou mais) a dúzia. Não podemos nos esquecer do esterco, utilizado como fertilizante agrícola, o que aumenta ainda mais a lucratividade do empreendedor.

Espécies


Existem mais de 100 espécies de faisão no Brasil. Para a ornamentação, temos as espécies canário, dourado, lady, nepal, prateado e swinhoe. Já para corte, temos as espécies buff, coleira, jumbo white e versicolor.

Ambiente


O faisão gosta de regiões com clima quente. A instalação do viveiro para faisões deve ser feita em local tranquilo, pois a movimentação de pessoas e veículos estressa a ave, o que compromete o seu desenvolvimento.

Viveiro

O viveiro para criar faisão pode ser construído com sarrafos de madeira, tela de arame e telhas, o que reduz os custos do empreendedor. A área para levantar a estrutura pode variar de 1,5 metro x 2 metros a 2 metros x 3 metros por faisão. O ideal é que o espaço permita ao faisão se movimentar tranquilamente com sua longa cauda sem irritar os outros faisões.

Saúde


Embora o faisão seja uma ave rústica e resistente, é importante cuidar da sua saúde. Como tem o hábito de ciscar, ele deve ser vermifugado duas vezes por ano. Uma dose pode ser ministrada em fevereiro, antes da troca de penas, e a outra, em julho, antes da postura. O medicamento pode ser diluído na água ou misturado na ração. Já a vacinação do faisão segue o mesmo protocolo da vacinação das galinhas.

Alimentação


A alimentação do faisão é feita com ração para galinhas ou codornas fornecida, diariamente, em três refeições. Como complemento, a ave pode receber frutas e hortaliças frescas (exceto alface, que causa diarreia).

Reprodução


A partir do terceiro mês de vida, é possível identificar o sexo dos faisões. O acasalamento do faisão com a faisoa ocorre já no primeiro ou segundo ano de vida de acordo com a espécie. As aves normalmente se acasalam de agosto a janeiro. Antes da cópula, deve permanecer apenas um macho por viveiro para evitar brigas entre os reprodutores.

A faisoa não apresenta cuidado parental e ela se recusa a chocar os ovos. Para driblar esse problema, uma alternativa é investir em uma chocadeira, a outra é usar uma galinha caipira ou garnisé como ama. Após a eclosão dos ovos, os filhotes devem ser transferidos para criadeiras com aquecimento até o crescimento das penas (de 40 a 60 dias).

Conheça os Cursos CPT da Área Aves Exóticas:

Criação de Pavões

Os Segredos da Criação e Comercialização de Agapornis

Criação de Periquitos Australianos

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!