
“Assim como as agapornis, as calopsitas são consideradas aves exóticas e requerem uma dieta balanceada e nutritiva para mantê-las com vigor e saudáveis. A alimentação de calopsitas engloba legumes, vegetais, frutas, sementes e ração, além de água fresca e limpa todos os dias”, afirma Paul Richard Wolfensberger, criador de aves exóticas e professor do Curso CPT Os Segredos da Criação e Comercialização de Agapornis.
Mix de sementes
Alguns criadores de calopsitas fornecem um mix de sementes, constituído de 5% de sementes de girassol, 10% de aveia, 15% de arroz com casca, 20% de alpiste e 50% de painço. No mercado, esse mix de sementes é comercializado pronto, com as porcentagens exatas de ingredientes. Dessa forma, o criador não precisa se preocupar em separar as proporções corretas, o que exige certo trabalho.
Ração extrusada ou peletizada
As calopsitas também consomem ração, em forma extrusada ou peletizada, facilmente encontradas em lojas especializadas. Embora não sejam baratas, as rações industriais garantem a qualidade nutricional da dieta das calopsitas, pois são ricas em vitaminas e minerais.
A ração peletizada é fabricada, por compressão e a vapor, para maximizar a conservação do produto. Já a ração extrusada é comercializada, em pedaços pequenos, para melhor aceitação das aves. No processo, misturam-se os ingredientes antes de submetê-los a altas temperaturas.
Areia lavada, ossos de siba e farinha de ostras
Além disso, é indispensável disponibilizar às aves areia lavada, ossos de siba ou farinha de ostras. Esses elementos forneceram cálcio às calopsitas, bem como estimulam o trato digestivo das aves, o que facilita a digestão.
Legumes e verduras
Crus ou cozidos, os legumes são muito atrativos às calopsitas, pois são saborosos. Na categoria de legumes cozidos, podem ser fornecidos milho, inhame e batata doce. Já na categoria de legumes crus, temos abóbora, abobrinha, cenoura, beterraba, nabo e pepino. Quanto às verduras, elas devem ser frescas e de qualidade. São recomendados espinafre, brócolis, couve, couve-flor, chicória e acelga.
Frutas
Da mesma forma que os vegetais, as frutas devem ser frescas e preferencialmente orgânicas, mas nem todas podem ser fornecidas às aves, como o abacate. Se houver dúvidas em relação ao tipo de fruta permitido, consulte um especialista. As frutas recomendadas são maçã, pera, morango, mamão, banana, goiaba, manga, pêssego, melão e melancia. Todas elas muito apreciadas pelas calopsitas.
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da Área Aves Exóticas.
Leia o artigo "Aprenda a reproduzir o Agapornis."
Fontes: casadospassaros.net; canaldopet.ig.com.br
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.