WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Agapornis: alimentação completa e balanceada

Os nutrientes básicos de uma alimentação de Agapornis, completa e balanceada, são: água, carboidratos (glicídios), minerais, proteínas, gorduras (lipídios), e vitaminas

Agapornis: alimentação completa e balanceada   Artigos Cursos CPT

Os nutrientes básicos de uma alimentação de Agapornis, completa e balanceada, são: água, carboidratos (glicídios), minerais, proteínas, gorduras (lipídios), e vitaminas. Os componentes de uma ração podem ser ou não essenciais. “Dos nutrientes essenciais, a água é o único que deve ser ministrado separadamente, e de forma contínua, afirma Paul Richard Wolfensberger, professor do Curso CPT Os Segredos da Criação e Comercialização de Agapornis.

- Proteínas
Tem um importante papel na dieta, pois ela tem função estrutural e de manutenção, além de ser fonte de energia. Sua importância é na produção de ovos, penas, bicos e unhas.

- Lipídeos
Tem a importância biológica das gorduras, que é proporcionar fonte de energia.

- Carboidratos
Servem de reservas energéticas.

- Vitaminas
Componente essencial. As vitaminas devem ser introduzidas na dieta alimentar, visto que as sementes são pobres em vitaminas A, E, D.

- Mineral
É outro grupo essencial, por apresentar várias funções, como, por exemplo, a formação do esqueleto e da casca do ovo, a manutenção normal do sangue, o transporte de oxigênio, fazendo parte ainda da composição de centenas de enzimas.

- Água
Deve ser trocada diariamente, e estar sempre disponível. Nos meses mais quentes do ano, recomenda-se que essa troca seja realizada, se possível, duas vezes por dia para evitar que os Agapornis bebam água morna. Há necessidade de quando esses meses coincidirem com o período reprodutivo, água fresca esteja sempre disponível. O cloro normal adicionado à água de consumo humano não representa nenhum problema para os Agapornis.

- Sementes
Uma mistura de sementes, à base de 30% de girassol, 10% de niger, 30% de alpiste, 20% de painço, 5% de cârtamo, 2% de pirila e 3% de aveia, compõe de uma alimentação básica para os Agapornis, desde que sejam bem limpas e asseadas, hoje facilmente encontradas no mercado inclusive diversas importadas.

- Farinhada
As farinhadas são misturas de produtos farináceos como as sementes, ovos, aminoácidos e vitaminas, completando a alimentação dos Agapornis, principalmente na época de criação, em pequenas porções diárias pequenas (aproximadamente uma colher de chá por casal criando). A farinhada deverá ter no mínimo 16% de proteína, essencial para uma boa criação. Recomenda-se vitaminas complementares recomendo a um ou outro casal que possa não estar criando, ou que esteja “frio”. A vitamina E em pó ou líquida, 3x por semana. Os Agapornis de maneira geral são muito prolíferos.

As farinhadas já vêm prontas, evitando, assim, o trabalho de cozinhar e a massar os ovos, descascar, picar ou ralar frutas e verduras e a adição dos demais suplementos, principalmente vitamínicos. Elas têm o intuito de suprir as necessidades dos pássaros, não fornecidas pelas sementes. No entanto, precisam ser balanceadas, pois o excesso ou a carência podem causar a morte dos filhotes, por desnutrição ou obesidade. Por ser normalmente seca e pouco úmida, a farinhada é mais apetitosa aos Agapornis, acrescentando-se milho debulhado à ração, (somente aos casais que estão com filhotes), porém, antes, deve-se deixar por 30 minutos o milho submerso em um fungicida e bactericida natural.

Os Agapornis não têm o hábito alimentar de comer frutas, e as verduras devem ser sempre evitadas por serem indigestas. Os legumes sim, principalmente a beterraba, a cenoura, o milho verde e outros, porém, sempre em dose bem pequena, por exemplo: 1/5 do milho por dia por ave ou 1/3 de uma cenoura por casal. As vitaminas existentes nas frutas e legumes são substituídas por uma farinhada completa com vitaminas, aminoácidos entre outros.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Aves Exóticas.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Erick

3 de mai. de 2021

Gostaria do orçamento do valor do curso

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de mai. de 2021

Olá, Erick

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?