
Jacimar Souza, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-doce, destaca que, ao contrário do pensamento de muitas pessoas, as hortaliças não servem apenas como complementos a saladas ou para o preparo de acompanhamentos. Em muitos casos, elas podem ser a “estrela” da sua dieta, sendo consumidas de várias formas diferentes.
Dentre as hortaliças mais populares, está a batata-doce. Além de ser nutritiva e saborosa, ela tem ganhado cada vez mais destaque por ser considerada um alimento potente para a dieta de atletas, classificado como fitness. Esse tubérculo possui grande quantidade de energia, alto teor de carboidratos e é rico, também, em fibras.
São vários os benefícios que esse alimento proporciona à saúde humana, que vão desde a prevenção ao envelhecimento precoce até a prevenção de alguns tipos de câncer. O fato de promover bom ganho de massa muscular fez com que a batata-doce fosse consumida em larga escala por quem pratica atividades físicas.
Cada 100g desse tubérculo possui 123kcal de calorias, 1g de proteínas e 0,1g de gorduras. Vitaminas A, E e C, carotenos, ácido fólico, potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo também são componentes dele, em quantidades interessantes do ponto de vista nutricional.
Ainda, além de ajudar na perda de peso, o sistema imunológico é outro beneficiário do consumo de batata-doce, haja vista que os nutrientes dela o fortalecem e tornam o organismo humano mais resistente a doenças como gripes e resfriados.
Dada a sua versatilidade, pode ser utilizada em diferentes receitas, sendo consumida como petisco, como doce e até em forma de pão. Como? Descubra nas receitas que são apresentadas a seguir:
Chips assado de batata-doce e alecrim
Ingredientes
3 batatas-doces
Azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
Alecrim a gosto
Modo de preparo
Lave as batatas. Depois, com o auxílio de um mandolin, corte-as, com casca, em rodelas bem fininhas. Ajeite as fatias em uma assadeira coberta com silpat ou papel-manteiga e untada com azeite, temperando-as com sal e pimenta e regando-as com um fio de azeite. Complete com o alecrim.
Leve ao forno preaquecido a 200° por 20 minutos ou até as fatias ficarem douradas - o tempo pode variar de um forno para outro e quanto mais fininhas forem as fatias, mais rápido elas assam. Retire do forno e deixe esfriar antes de servir, porque, assim, elas ficam bem crocantes.
Doce de batata-doce (sim, ele existe!)
Ingredientes
1 kg de batata-doce
2l de leite
150 g de açúcar cristal
Modo de preparo
Pique as batatas e cozinhe-as até que elas fiquem bem macias. Deixe esfriar. Em seguida, amasse-as com um garfo ou passe-as no espremedor e bata-as no liquidificador junto com o leite. Reserve. Depois, coloque o açúcar em uma panela e leve-a ao fogo até que o açúcar comece a caramelizar. Em seguida, junte a mistura da batata com leite à panela com açúcar caramelizado e mexa até atingir o ponto desejado. Por fim, espere esfriar e sirva.
Pãozinho fit de batata-doce
Ingredientes
200 g de batata-doce
1 ½ xícara de polvilho azedo
½ colher de sopa rasa de sal
½ xícara de água morna
1 colher de sopa de chia
Modo de Preparo
Cozinhe a batata-doce, descasque-a, amasse-a e reserve. Em uma tigela, coloque o polvilho, o sal, a água morna e misture até dissolver todo o polvilho. Adicione a batata-doce amassada, a chia mexa bem e faça bolinhas com a massa. Depois, coloque as bolinhas em uma assadeira forrada com papel manteiga e asse em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 25 minutos. Desligue o forno e deixe a porta semiaberta por 20 minutos antes de retirar os pãezinhos.
Bônus: coxinha de batata-doce
Ingredientes
2 batatas doces (cerca de 450 g)
7 colheres de sopa de aveia em flocos finos
1 ovo
Sal e temperos a gosto
Azeite de oliva para pincelar
Frango cozido desfiado e temperado para o recheio
Modo de preparo
Cozinhe as batatas e amasse-as. Adicione o sal, os temperos que desejar, aveia e misture. Em seguida, adicione o ovo e misture mais. Leve para geladeira por cerca de 40 minutos. Depois, pegue uma porção da massa e abra com as mãos, acrescentando uma pequena porção do frango e modelando no formato de coxinha. Leve à geladeira por mais 30 minutos e, depois, retire as coxinhas e pincele azeite de oliva em cada uma. Asse na air fryer ou no forno convencional a 200° graus por cerca de 20 minutos ou até dourar.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:
Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-doce
Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino
Cultivo Orgânico de Hortaliças – Sistema de Produção
Fonte: Tua Saúde – tuasaude.com
Receitas: Receiteria – receiteria.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.