WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tomate produzido especialmente para a indústria movimenta o campo

Produzir tomate em escala comercial é muito lucrativo, já que o acordo firmado entre a indústria e o produtor garante o suprimento de matéria-prima a um e a certeza da comercialização ao outro

Tomate produzido especialmente para a indústria movimenta o campo   Artigos CPT

Produzir tomate em escala comercial é uma atividade bastante lucrativa para o produtor rural. O tomate, devido a sua grande popularidade nos quatro cantos do mundo, usado nos mais diversos pratos culinários, está entre os alimentos que nunca deixarão de ser comercializados, seja para o consumo in natura, seja para o processamento.

"No entanto, a produção em grande quantidade para atender a demanda de indústrias exige alguns cuidados por parte do produtor", explica Marcos Tadeu de Moraes Sala Sansão, professor do Curso CPT Produção de Tomate para a Indústria.

Desta forma, é importante que o produtor se atente aos seguintes fatores, tais quais:


- Produzir tomate em escala industrial é uma atividade estritamente vinculada à indústria, ou seja, é ela que determina o quanto deve ser produzido. Sendo assim, o produtor nunca deverá definir a quantidade a ser plantada por sua própria conta, para não correr o risco de prejuízos futuros;
- Antes de começar a plantar tomate em escala industrial, o produtor deverá identificar a existência de indústrias de processamento na região, onde está a propriedade;
- O produtor, antes de iniciar a produção de tomates, deve firmar um contrato com a indústria ou, então, fechar um acordo de compra e venda.
- É necessário que o produtor entenda que a indústria será a responsável por determinar a área a ser  cultivada, a partir de sua demanda, e o escalonamento, para ter a matéria-prima no momento em  que precisa.

No contrato, a indústria estipula os insumos que devem ser utilizados, incluindo sementes, mudas, fertilizantes, defensivos agrícolas e outros; o manejo que deve ser adotado, como espaçamento de plantio, irrigação e controle de plantas invasoras; o cronograma de adubação e aplicação de produtos químicos; e as épocas de plantio e colheita.

Além disso, as indústrias fornecem assistência técnica, por meio de um técnico da indústria que acompanha todo o processo de produção. O acordo estabelece, também, o preço pago pelo produto final. Em troca, o produtor se compromete a vender toda sua produção para a indústria. Assim, a indústria de processamento tem a vantagem de garantir o suprimento de matéria-prima e o produtor tem certeza da comercialização de sua produção.

Devido ao fato de o tomateiro ter grande adaptabilidade climática, é possível plantá-lo em regiões de climas tipo tropical de altitude, subtropical e temperado. Sendo assim, sua cultura é possível em diversas regiões do mundo. No Brasil, os principais Estados produtores de tomate são: Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia, Pernambuco e Ceará.

Quanto ao que se refere às indústrias, é importante ressaltar que a produção e o processamento de tomate industrial tem alta demanda de mão de obra, o que confere grande importância social a essa atividade, já que dá emprego a várias famílias. No campo, por sua vez, as operações que demandam mais mão de obra durante a produção do tomate são o transplante, a capina e a colheita, já que são realizados manualmente.

Alguns produtos industrializados para o consumo, cuja matéria-prima é o tomate:


- Catchup;
- Massa de tomate;
- Molho de pimenta;
- Pão de tomate;
- Bala de tomate;
- Suco de tomate;
- Tomate cristalizado;
- Polpada de tomate;
- Geleia de tomate.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT Produção de Tomate para Indústria? Assista ao vídeo!


 

Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Maura

10 de abr. de 2022

Gostaria de saber ao certo de quem entende q época posso plantar tomates?,moro no RS.obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de mai. de 2022

Olá, Maura! Como vai?

O tomate pode ser plantado o ano todo, desde que em regiões onde o clima é ameno. Temperaturas muito baixas, como geadas, ou calor em excesso, prejudicam o desenvolvimento e a produção do tomateiro. Em locais frios, o cultivo deve ser realizado entre os meses de agosto e janeiro. Mas o ideal é você procurar um especialista na área e fazer cursos para entender melhor sobre o plantio do tomate. 

A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online, inclusive nessa área de Tomate. 

No link a seguir você também encontra informações sobre o curso Produção de Tomate para Industria da empresa... https://www.cpt.com.br/cursos-agricultura/producao-de-tomate-para-industria

Você pode ligar na central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários que uma de nossas consultoras entrará em contato.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraços!!

Karina Theodoro

Patricia miranda del piero

23 de out. de 2021

Como vender direto para indústria de tomate

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de dez. de 2021

Olá, Patrícia! Como vai?

Agradecemos sua visita em nosso site!  

Para vender tomates para indústria é necessário o produzir em escala comercial e tomar os devidos cuidados citados na matéria. 

Para começar as vendas, é necessário que você firme um contrato com a indústria ou fechar um acordo de compra e venda. 

Portanto, recomendamos que se informe sobre indústrias na sua cidade ou região, para que entrem em acordo de vendas. 

Atenciosamente, 

Lorena Tolomelli. 

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!