WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais os benefícios do consumo de tomate para a saúde?

O tomate é uma fruta extremamente popular e capaz de proporcionar diversos benefícios ao nosso organismo

Tomates - imagem ilustrativa

Marcos Tadeu de Moraes, professor do Curso CPT Produção de Tomate para a Indústria, ressalta que como alimento, na forma in natura ou processado, o tomate agrada ao paladar de povos de todos os continentes do mundo. Por isso, ele é considerado a hortaliça mais universal dentre todas. É, também, a hortaliça que oferece maiores opções de industrialização, produzindo diversos tipos de derivados, com grande importância econômica.

Popularizado ao longo do tempo, o uso do tomate vai muito além do sabor e da versatilidade que ele pode oferecer à culinária. Isso porque é rico em nutrientes e é capaz de oferecer uma série de benefícios à saúde humana quando consumido em alguma de suas formas – cru, cozido ou processado – de forma regular e controlada.

Menciona-se que o tomate possui licopeno, vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B e minerais como o potássio, o fósforo e o magnésio. Recomenda-se consumir a fruta bem madura, dado que quanto mais madura, maior a concentração dessas substâncias benéficas. Confira a seguir alguns dos benefícios do tomate para a saúde:

Proteção solar

Graças à presença abundante de licopeno, o tomate é considerado um protetor solar natural, pois esse antioxidante é capaz de proteger a pele contra os danos causados pelo sol, tornando-a menos sensível aos danos da luz ultravioleta.

Pele

Ainda falando sobre a pele, mais do que protegê-la dos danos causados pelo sol, o tomate contribui para melhorar o aspecto da pele, tornando os poros menos dilatados, funcionando como um instrumento de cura para a acne e para erupções cutâneas.

Visão

A visão é beneficiada pela presença de vitaminas A e C no tomate em grandes quantidades. Uma doença relacionada a ela, que costuma ser muito comum, pode ser evitada com o consumo do tomate: a catarata.

Ossos

O licopeno é uma substância tão vantajosa para o nosso organismo que ele também possui a capacidade de melhorar a massa óssea, combatendo a osteoporose. A presença de cálcio e de vitamina K ainda fortalece e repara os ossos.

Cabelo

Até mesmo a acidez, uma das principais características do tomate, associada a vitaminas, contribui para que haja um equilíbrio no pH do cabelo, fortalecendo-o e dando brilho aos fios opacos, danificados e sem vida.

Diabetes

Por ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, essa fruta é recomendada para diabéticos. Vale frisar que ela possui poucas calorias e, devido a isso, é ideal para quem está tentando perder peso.

Câncer

Há uma redução do risco de surgimento de vários tipos de câncer, de acordo com estudos recentemente apresentados. São alguns deles: pulmão e estômago, além da próstata, no caso dos homens.

Sono

Para quem tem problemas de sono, o tomate pode ajudar a tornar as noites mais bem dormidas a partir do consumo do licopeno. Pelo menos, é o que sugere um estudo realizado nos Estados Unidos.

Pressão

A vitamina C, outros antioxidantes e o famoso licopeno são substâncias que melhoram a saúde cardiovascular, o que privilegia a saúde cardiovascular. Além disso, o potássio também presente no tomate tem potencial para reduzira a pressão arterial.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Produção de Tomate para Indústria
Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino
Cultivo Orgânico de Hortaliças – Sistema de Produção

Fonte: A Lavoura – alavoura.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!