
Marcos Tadeu de Moraes, professor do Curso CPT Produção de Tomate para a Indústria, ressalta que como alimento, na forma in natura ou processado, o tomate agrada ao paladar de povos de todos os continentes do mundo. Por isso, ele é considerado a hortaliça mais universal dentre todas. É, também, a hortaliça que oferece maiores opções de industrialização, produzindo diversos tipos de derivados, com grande importância econômica.
Popularizado ao longo do tempo, o uso do tomate vai muito além do sabor e da versatilidade que ele pode oferecer à culinária. Isso porque é rico em nutrientes e é capaz de oferecer uma série de benefícios à saúde humana quando consumido em alguma de suas formas – cru, cozido ou processado – de forma regular e controlada.
Menciona-se que o tomate possui licopeno, vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B e minerais como o potássio, o fósforo e o magnésio. Recomenda-se consumir a fruta bem madura, dado que quanto mais madura, maior a concentração dessas substâncias benéficas. Confira a seguir alguns dos benefícios do tomate para a saúde:
Proteção solar
Graças à presença abundante de licopeno, o tomate é considerado um protetor solar natural, pois esse antioxidante é capaz de proteger a pele contra os danos causados pelo sol, tornando-a menos sensível aos danos da luz ultravioleta.
Pele
Ainda falando sobre a pele, mais do que protegê-la dos danos causados pelo sol, o tomate contribui para melhorar o aspecto da pele, tornando os poros menos dilatados, funcionando como um instrumento de cura para a acne e para erupções cutâneas.
Visão
A visão é beneficiada pela presença de vitaminas A e C no tomate em grandes quantidades. Uma doença relacionada a ela, que costuma ser muito comum, pode ser evitada com o consumo do tomate: a catarata.
Ossos
O licopeno é uma substância tão vantajosa para o nosso organismo que ele também possui a capacidade de melhorar a massa óssea, combatendo a osteoporose. A presença de cálcio e de vitamina K ainda fortalece e repara os ossos.
Cabelo
Até mesmo a acidez, uma das principais características do tomate, associada a vitaminas, contribui para que haja um equilíbrio no pH do cabelo, fortalecendo-o e dando brilho aos fios opacos, danificados e sem vida.
Diabetes
Por ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, essa fruta é recomendada para diabéticos. Vale frisar que ela possui poucas calorias e, devido a isso, é ideal para quem está tentando perder peso.
Câncer
Há uma redução do risco de surgimento de vários tipos de câncer, de acordo com estudos recentemente apresentados. São alguns deles: pulmão e estômago, além da próstata, no caso dos homens.
Sono
Para quem tem problemas de sono, o tomate pode ajudar a tornar as noites mais bem dormidas a partir do consumo do licopeno. Pelo menos, é o que sugere um estudo realizado nos Estados Unidos.
Pressão
A vitamina C, outros antioxidantes e o famoso licopeno são substâncias que melhoram a saúde cardiovascular, o que privilegia a saúde cardiovascular. Além disso, o potássio também presente no tomate tem potencial para reduzira a pressão arterial.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:
Produção de Tomate para Indústria
Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino
Cultivo Orgânico de Hortaliças – Sistema de Produção
Fonte: A Lavoura – alavoura.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.