
Culturas agrícolas em todo o mundo estão sujeitas às pragas, inimigos que causam grandes prejuízos econômicos, sérios danos às plantas e, em alguns casos, podem até provocar a morte delas. Entretanto, há os pesticidas, que são compostos fabricados para evitar a presença dessas “visitas” indesejáveis.
O uso de pesticidas químicos, porém, é desaconselhado, uma vez que não são sustentáveis e podem contaminar o solo com compostos químicos, prejudicando o meio ambiente e o futuro desenvolvimento de plantas. Em oposição a eles, há os venenos verdes, também chamados de pesticidas ecológicos e que são fabricados a partir de ingredientes naturais, que não agridem as plantas e nem deixam resíduos tóxicos nos produtos que elas oferecem.
Alguns insetos causam muitos danos às plantas, como cochonilhas e pulgões, duas das principais pragas agrícolas a serem combatidas. Nem mesmo os jardins escapam do ataque delas, o que requer método de controle e de prevenção.
A seguir, apresentamos alguns dos principais venenos verdes, que podem ser facilmente fabricados e com excelente ação sobre as plantas:
Óleo de Nim
Edmilson José Ambrosano, professor do Curso CPT Cultivo e Uso do Nim, destaca que poucas plantas no mundo apresentam tantas particularidades medicinais e farmacológicas como o "Nim". Devido às suas propriedades bactericidas e fungicidas é usado há muitos séculos de diversas formas, inclusive como defensivo agrícola natural, pois é capaz de controlar muitas espécies de insetos, fungos e nematóides, além de não poluir o meio ambiente e não ser tóxica aos aplicadores.
Ainda, não faz mal às pessoas nem aos animais. Pode ser fabricado ou facilmente encontrado em casa de produtos agrícolas. Ao utilizá-lo, tome o cuidado de seguir as instruções da embalagem e não o aplique no sol.
Repelente de alamandra e arruda
A arruda é uma planta já conhecida por suas propriedades medicinais e que pode, em conjunto com a alamandra, ser utilizada na fabricação de um pesticida ecológico. A solução feita a partir das duas plantas pode ser aplicada sobre as partes atacadas e possui boa eficiência. Atenção para que a aplicação não seja feita no sol nem antes de alguma chuva. O restante do líquido deve ser descartado.
Calda de fumo
A principal substância encontrada na calda de fumo é a nicotina, um ingrediente ativo e que atua no combate às diversas pragas. Assim como o óleo de nim, pode ser preparada em casa ou adquirida em lojas especializadas em agropecuária. Todavia, ao manuseá-lo, tome cuidado pois o fumo é tóxico. Crianças nem animais devem ter contato com a calma nem antes nem depois de aplicada.
Algumas recomendações para o uso de venenos verdes
- Todas as informações aqui apresentadas são de caráter informativo. A utilização dos venenos verdes em plantas ornamentais e em hortaliças, por exemplo, deve ser orientada por um engenheiro agrônomo.
- Além das pragas comuns, há outras que podem não ser evitadas com o uso desses pesticidas, o que requer outras formas de controle.
- É fundamental que um profissional capacitado avalie a incidência e a intensidade do ataque nas plantas.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:
Cultivo e Uso do Nim
Controle de Formigas Cortadeiras
Agricultura Natural
Fonte: Faz Fácil – fazfacil.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.