WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que são formigas cortadeiras? Como vivem?

As formigas cortadeiras são insetos com alto grau de organização social, com estrutura muito complexa e divisão de tarefas bem definida

O que são formigas cortadeiras? Como vivem?

As formigas, pertencentes à família formicidae, surgiram há aproximadamente 80 milhões de anos, e até o momento, cerca de 10 mil espécies foram descritas. Esses insetos vivem em extensas colônias que prosperam em diversos ambientes, incluindo solo, interior de troncos e espaços criados pelo ser humano, como restos de construção ou entre tijolos, explica o Prof. Dr. Guilherme Barcellos Gjorup, do Curso CPT de Controle de Formigas Cortadeiras.


As formigas cortadeiras são exclusivas das regiões tropicais e subtropicais das Américas. Destacam-se como um dos grupos de insetos mais prejudiciais às culturas, devido à sua intensa e constante atividade de ataque às plantas em todos os estágios de desenvolvimento, caracterizada pelo corte de folhas.


As formigas cortadeiras são insetos muito organizados socialmente em suas colônias (formigueiros), apresentando uma estrutura complexa e uma divisão de tarefas bem definida, essencial para garantir sua sobrevivência. A rainha, como membro central, é responsável pela reprodução e geração de novos indivíduos. As operárias são presentes em maior número, desempenhando diversas funções, como cuidar das larvas e pupas, coletar alimentos, cultivar o fungo utilizado como fonte de alimento e proteger o formigueiro. Já os zangões são os machos, cuja única função é acasalar e fecundar uma nova rainha.


Nesta sociedade, cada indivíduo se dedica incansavelmente ao benefício coletivo e ao sucesso da colônia, o que explica a razão pela qual tudo se opera de maneira harmônica, mesmo diante da presença de milhões de indivíduos em um formigueiro adulto.


A fim de garantir sua sobrevivência, esses insetos estabeleceram um sistema avançado, baseado no mutualismo: ativamente cultivam um tipo específico de fungo, empregando-o como fonte de alimento, em câmaras dedicadas dentro de seus ninhos. Para promover o desenvolvimento do fungo, as formigas cortadeiras continuamente fornecem vegetais frescos como substrato. Além de contribuir com folhas para o crescimento do fungo, as formigas também exercem controle sobre organismos indesejados, como outros tipos de fungos concorrentes, que poderiam prejudicar o seu desenvolvimento.

 

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?