WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manejo químico do solo antes do plantio: por que é importante fazer?

Como são muitos os fatores que atuam sobre a planta, e que irão definir a produção para uma determinada área, nenhuma técnica isolada poderá garantir boa produtividade

Manejo químico do solo antes do plantio: por que é importante fazer?   Artigos Cursos CPT

 

Como são muitos os fatores que atuam sobre a planta, e que irão definir a produção para uma determinada área, nenhuma técnica isolada poderá garantir boa produtividade. As técnicas normalmente empregadas com o intuito de manejar quimicamente o solo são a calagem, a gessagem e a adubação, e a ferramenta rotineira utilizada para definir como isto será feito (principalmente quais os produtos a serem utilizados e quanto aplicar) chama-se análise química de terra.

“O sucesso estará em compreender o que a planta necessita e ajustar o meio para que este corresponda às necessidades da cultura, e isso, normalmente, não se faz adotando uma única atitude, mas sim um conjunto de medidas”, afirma Eurípedes Malavolta, professor do Curso a Distância CPT Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação.

No que diz respeito à nutrição mineral das plantas, sabemos que, infelizmente, na maior parte de nossos solos as condições químicas não são adequadas para sustentar um bom desenvolvimento das culturas, e assim, não são ideais para se obterem boas produtividades. Assim sendo, e de forma geral, há de se melhorar os atributos dos solos, a fim de se obter sucesso.

Não podemos e não devemos acreditar que a análise química de terra possa resolver todos os problemas do agricultor. Como dissemos no início, o sucesso depende de várias técnicas, específicas para cada cultura e propriedade. Podemos, entretanto, salientar que sem a análise química de terra e um bom programa de calagem e adubação, o sucesso desejado estará sempre mais distante do agricultor e sua empresa agrícola.

Desta forma, todos os técnicos que prestam serviços a uma empresa agrícola devem estar convenientemente preparados para resolver questões relacionadas à interpretação de análise de terra para fins de recomendação de calcário, gesso e adubo.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Qual a melhor época para se fazer a análise química do solo?
- Excesso de potássio no solo prejudica as plantas?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!