WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Fertilizantes fosfatados: como aplicá-los

O fósforo é um macronutriente importante para o bom desenvolvimento das culturas, mas encontra-se deficiente nos solos brasileiros

Fertilizantes - imagem ilustrativa

Júlio César Neves, professor do Curso CPT Aplicação Econômica de Adubos, destaca que o aumento da produtividade agrícola se deve ao uso de técnicas adequadas e aplicações de doses corretas de fertilizantes. A adubação tem como objetivo principal manter ou aumentar a quantidade de nutrientes do solo, de forma a atender às exigências das plantas.

As plantas necessitam de vários elementos para o pleno desenvolvimento, presentes no solo ou oferecido em fertilizantes. Dentre eles, o fósforo (P), um macronutriente que é pouco encontrado nos solos brasileiros e que pode ser aplicado nas doses ideais, por meio de adubos fosfatados.

O fósforo e o solo

Normalmente, os solos brasileiros apresentam baixos teores de P disponíveis, o que se justifica pelo fato de que nossos solos são fortemente intemperizados. Além desse problema, há também grande retenção do elemento na parte sólida do solo, o que diminui a sua oferta. Mesmo que as plantas necessitem de poucas quantidades de P, o que está disponível no solo ainda não é o suficiente, por isso a importância dos adubos fosfatados.

Ao disponibilizar esse macronutriente para as plantas, deve-se estar atento com a dosagem, com a forma como ele será disponibilizado, com a granulometria e com a forma de aplicação no solo. Algumas formas de manejo do solo também influenciam nesse ponto.

Encontra-se P no solo em duas formas:

- Fósforo mineral: presente na forma de HPO4 ou H2PO4 na solução do solo, absorvido nos colóides ou componente estrutural do solo;
- Fósforo orgânico: presente nos componentes da matéria orgânica e resíduos vegetais;

Principais fertilizantes fosfatados

Esse tipo de fertilizante constitui um importante investimento para os agricultores, e está disponível em várias formas, diferindo-se um do outro em relação à forma como são produzidos:

i. Superfosfatos triplo, duplo e simples;
ii. Fosfato parcialmente acidulado;
iii. Fosfatos de amônio (MAP e DAP);
iv. Termofosfato;
v. Fosfatos naturais.

Aplicação dos fertilizantes fosfatados

Além da composição, a forma como o fertilizante fosfatado é aplicado também influencia no sucesso da sua utilização, variando em função do clima, da cultura e do sistema de preparo. Podem ser aplicados no solo a lanço, na superfície, com ou sem incorporação, no sulco de plantio, em cova ou em faixas.

Os adubos fosfatados em grânulos são mais práticos em relação à aplicação e amplamente utilizados na agricultura. Com a aplicação desse tipo, diminui-se a insolubilidade de P no solo, aumentando sua eficácia.

. Aplicação de fertilizantes fosfatados em milho, soja e pastagens

- Para plantações de milho, a aplicação mais recomendada é a lanço, pois essa forma favorece a absorção do macronutriente pelo milho, em comparação à aplicação no sulco.
- Para a cultura da soja, a aplicação no sulco e a lanço apresentaram resultados semelhantes no que se refere à produtividade.
- Para pastagens já estabelecidas, é possível utilizá-los em cobertas, sem a necessidade de incorporação, desde que não haja compactação do solo.

Tipos de fertilizantes fosfatados e solubilidade

. Solúveis em água (com ação mais rápida)

- Superfosfato simples;
- Superfosfato triplo.

. Parcialmente solúveis em água (com ação rápida e lenta)

- Fosfato de rocha parcialmente acidulado.

. De ação lenta

- Fosfato bicálcico;
- Termofosfato magnesiano.

. De ação muito lenta

- Fosfato de rocha

 


Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Aplicação Econômica de Adubos
Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação
Aplicação de Fertilizantes e Defensivos via Irrigação

Fonte: Lavoura 10 – blog.aegro.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!