WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Cupins - estrutura social e comportamento das castas

Cupins - estrutura social e comportamento das castas

 

Além dos cupins, outros insetos também apresentam comportamento social e vivem em ninhos, por exemplo, as formigas, as abelhas, e as vespas. Nas colônias dos cupins, encontram-se diversos tipos de indivíduos morfologicamente distintos. A estes tipos convencionou-se chamar “castas”.

Casta dos Reprodutores


Na casta dos reprodutores encontramos o “rei” e a “rainha”. Outros indivíduos da colônia também podem exercer funções reprodutivas, auxiliando o casal real na ampliação da colônia. Os indivíduos reprodutores que auxiliam o casal real, são chamados de “reprodutivos suplementares ou secundários”. Até onde se sabe, a formação desses reprodutivos secundários pode ocorrer a qualquer momento da vida da colônia.

Casta dos Operários

Os operários podem ser tanto machos como fêmeas. Os operários, como o próprio nome sugere, são os responsáveis por toda a manutenção estrutural e funcional da colônia. São os operários que constroem e mantêm as paredes do ninho, os túneis de prospecção de alimento, e todas as atividades relacionadas ao funcionamento da colônia. Os operários recolhem o alimento, processam-no, e o fornecem “boca-a-boca” aos reprodutivos e aos soldados. Além disso, da casta dos operários podem se originar os reprodutivos secundários, suprindo, desta forma, uma eventual ausência ou ineficiência de um reprodutivo primário. Assim, para o controle efetivo de cupins, não basta que a rainha seja eliminada, já que os reprodutivos secundários podem retomar a reprodução, mantendo a colônia viva. É preciso ter certeza de que todos os operários da colônia foram mortos. Os operários são normalmente de aspecto frágil, esbranquiçados e cegos. Eles apresentam características morfológicas tão inconspícuas que, muitas vezes, é virtualmente impossível decidir se um dado operário pertence a uma espécie ou a outra.

Casta dos Soldados

Os soldados, em muitas espécies de cupins, são somente fêmeas e são primariamente responsáveis pela defesa da colônia contra predadores e outros intrusos, sejam estes vertebrados (tatus principalmente) ou invertebrados (formigas predadoras, por exemplo). Os soldados também protegem os operários por ocasião da coleta de alimentos. Nestes momentos, podem irromper batalhas violentas entre duas espécies de cupins competindo pelo mesmo recurso. Nestas batalhas, os operários também podem participar, executando a defesa do território tão efetivamente quanto os soldados. Os soldados, por sua vez, são incapazes de recolher alimento, portanto, os danos por cupins são sempre causados pela ação direta dos operários. Os soldados apresentam morfologia tipicamente adaptada para defesa, tais como mandíbulas desenvolvidas, e tubos ou canais frontais responsáveis pela vazão de substâncias químicas de glândulas internas à cabeça. Em algumas espécies, encontram-se somente mandíbulas ou tubos frontais. Em outras, é possível encontrar as duas características juntas. Estas substâncias podem ser pegajosas, ou mesmo cáusticas, sendo muito efetivas na defesa dos cupins contra seus inimigos naturais.

O fluxograma abaixo ilustrará a evolução das castas, desde o ovo até à formação dos soldados e operários.

 
Cupins - estrutura social e comportamento das castas

Saiba mais sobre o assunto, acessando os links abaixo:

Cupins - caracterização, estrutura social, castas, alimentação e controle da infestação

Cupins - caracterização e determinação da existência de infestação

Cupins - a composição da colônia em castas

Cupins - a sociedade e o tamanho da infestação

Cupins - celulose é a principal fonte de alimentos

Cupins - a arquitetura dos cupinzeiros

Cupins - a localização do ninho e o controle da infestação

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso de Controle de Cupins em Áreas Agrícolas, Pastagens e Construções Rurais.

Por Silvana Teixeira

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!