
O manejo de irrigação consiste basicamente em monitorar e quantificar, periodicamente, o consumo de água pelas plantas, possibilitando determinar o tempo necessário para aplicação da lâmina d’água em cada irrigação.
Entretanto, engana-se o produtor que acha que basta adquirir um sistema de irrigação para obter elevados níveis de produtividade, pois “é necessária a adoção de técnicas que possibilitem distribuir o recurso hídrico no momento certo e na quantidade necessária para suprir às exigências das plantas”, explica Catariny Cabral Aleman, Professora do Curso CPT Manejo de Irrigação.
Para fazer o manejo de irrigação e aumentar a consciência de uso da água, algumas informações importantes devem ser consideradas. São elas:
Solo como referência
Por meio de sensores, acompanha-se o nível de umidade do solo para fazer a reposição hídrica e retornar à capacidade de campo.
Clima como referência
Deve-se considerar as variáveis climáticas para, a partir delas, definir a evapotranspiração que, somada ao valor da umidade de solo, tem-se o tanto de água que ainda está disponível. Assim, calcula-se quanto e se é necessário irrigar.
Planta como referência
A partir do uso de sensores específicos, imagens aéreas, entre outros, pode-se identificar problemas com o fornecimento da lâmina de irrigação, avaliando o potencial hídrico da planta, sua temperatura, seu status hídrico etc.
O ideal seria utilizar essas três referências em conjunto, embora seja possível utilizá-las isoladamente. Entretanto, o uso da planta como referência não é viável para propriedades de pequeno porte.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Irrigação.
Por Daniela Guimarães
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.