WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Confira as pragas do milho que atacam folhas e raízes

O milho está sujeito ao ataque de pragas agressivas em todo o ciclo da planta

Confira as pragas do milho que atacam folhas e raízes

“No Brasil, o milho é um dos principais cereais produzidos em pequenas e grandes propriedades. O clima favorável, as técnicas de cultivo e o avanço tecnológico tornam as lavouras de milho mais produtivas e rentáveis ao produtor rural. Entretanto, é indispensável adotar práticas de controle de pragas, em especial no stand inicial da planta”, afirmam Glauco Vieira Miranda e João Carlos Cardoso Galvão, professores do Curso CPT a Distância e Online Produção de Milho em Pequenas Propriedades.

Quando as pragas podem atacar o milharal?


O milho está sujeito ao ataque de pragas em todo o ciclo da planta. Algumas delas atacam principalmente as folhas (pragas foliares) e outras se concentram nas raízes. De todas as pragas do milho, as mais agressivas são as lagartas. Elas se alimentam vorazmente das folhas da planta e podem causar prejuízos econômicos, em larga escala, dependendo do tamanho da área infestada.

Igualmente funestos às lavouras de milho, destacam-se os percevejos. Eles concentram o ataque na fase de implantação da cultura. Mas isso não os impede de atacar os grãos do milho em enchimento. Na verdade, toda a planta do milho é vulnerável ao ataque de pragas em todas as fases de desenvolvimento. Se não houver monitoramento adequado da cultura nem medidas de controle, no momento certo e da forma adequada, os danos podem ser irreversíveis.

Quais as melhores medidas de controle?


Tudo começa na fase de implantação da cultura do milho, quando é realizada a dessecação da área, um mês antes do plantio. Assim que as plantas começarem a se desenvolver, o agricultor deverá proceder à capina para eliminar as plantas daninhas. A prática impede que as ervas daninhas concorram com o milho por nutrientes e água. Sem falar que as invasoras podem ser hospedeiras de insetos.

As sementes do milho (tratadas com proteínas Bt) apresentam resultados positivos no controle das pragas-alvo. A avançada tecnologia não extermina os inimigos naturais das pragas nem demais seres vivos, além de não causar impactos negativos no meio ambiente. Mas, em infestações com grau elevado, a aplicação de pesticidas (prescritos por engenheiro agrônomo) deve ser urgente.

Se o controle químico for o único meio de acabar com as pragas do milho, ele deve ser realizado com a utilização de produtos, com agentes distintos, para evitar que elas se tornem resistentes. Os inseticidas de amplo espectro devem ser evitados, pois são nocivos aos inimigos naturais de muitas pragas. Daí a necessidade de se consultar um especialista na área para identificar o tipo de praga presente na lavoura e o grau de infestação.

Quais as pragas foliares do milho?


LAGARTAS PRIMÁRIAS
Helicoperva zea (lagarta-da-espiga);
Spodoptera frugiperda (lagarta-do-cartucho).

LAGARTAS SECUNDÁRIAS
Mocis latipes (curuquerê-dos-capinzais);
Pseudaletia sequax (lagarta-do-trigo).

SUGADORES

Aphis gossypii (pulgão-do-algodão);
Daubulus maidis (cigarrinha-do-milho);
Dichelopis spp. (percevejo-barriga-verde);
Rhopalosiphum maidis (pulgão-do-milho).

Quais as pragas das raízes do milho?


Diabrotica speciosa (vaquinha-verde-amarela);
Scaptocoris castânea (percevejo castanho).

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Agricultura.

Leia o artigo "Controle das principais pragas do milho."

Fonte: blogs.canalrural.uol.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!