WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como reconhecer e controlar pragas no cafeeiro

Apesar das lavouras terem uma boa adaptação com a plantação, algumas encontram pragas que serão benéficas e maléficas para o cultivo.

O Brasil, hoje, está entre os maiores produtores de café do mundo. Fator de grande importância econômica e social para o país. Apesar das lavouras terem uma boa adaptação com a plantação, algumas encontram pragas que serão benéficas e maléficas para o cul

 

Focaremos aqui, nas pragas maléficas para a plantação, dentre elas, estão alguns ácaros como o bicho-mineiro e a broca-do-café. “Para controlar essas pragas, é necessário que os métodos utilizados estejam dentro dos princípios de Manejo Integrado de Pragas (MIP), pois aliam o manejo químico e biológico, em prol da preservação ambiental” explica, Dr. Júlio César de Souza do Curso Pragas do Cafeeiro - Reconhecimento e controle.

Veja algumas das principais pragas do cafeeiro e o que pode aumentar a ocorrência:
- Bicho-mineiro: Praga que só acontece no cafeeiro. Pode aumentar as infestações o clima, o uso indiscriminado de inseticidas nos cafezais, tamanho das lavouras, práticas culturais e vento. O controle se dá por meio de parasitóides e vespas, controle químico, inseticidas granulados no solo e pulverizados.
- Broca-do-café: Considerada uma das principais pragas do cafeeiro do Brasil. Influenciam na infestação: o clima, colheita, sombreamento e espaçamento. Para se fazer o controle, deve-se evitar frutos nas plantas e no chão e controle químico.
- Mosca-da-raiz: São moscas que voam e ocorrem em determinado período do ano, com única função reprodutiva. O controle dessa praga é pouco eficiente com os inseticidas em pulverização. Os mais eficientes são: controle cultural, uso de armadilhas adesivas e controle biológico.

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre o curso CPT? Assista ao vídeo: 

 

Conheça os Cursos CPT da área Cafeicultura

Por Anna Luiza Mariquito

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!