WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aves acabam com as colônias de formigas cortadeiras? Não!

Não. As aves não acabam com as colônias de formigas cortadeiras, mas contribuem para evitar a formação de outras novas

Aves acabam com as colônias de formigas cortadeiras? Não!   Artigos CPT

 

Não. Muitas espécies de aves, aranhas, mamíferos e outros animais alimentam-se regularmente de formigas em pelo menos uma fase de suas vidas. Pássaros e aves domésticas estão entre os predadores de formigas cortadeiras mais eficazes, principalmente contra as tanajuras durante a revoada, e os pardais constituem um exemplo notável disso.

“As aves não acabam com as colônias de formigas cortadeiras, mas contribuem para evitar a formação de outras novas. Há um grupo delas que come as tanajuras durante o voo nupcial e outro que as ataca já no solo”, explica Guilherme Barcellos Gjorup, professor do Curso CPT Controle de Formigas Cortadeiras.

Os tatus podem ajudar a conter o crescimento de certas colônias pelas frequentes escavações que fazem nas panelas onde devoram as formigas. Existem até certos besouros escaravelhos que já demonstraram grande importância como predadores de tanajuras.

As formigas predadoras estão entre os principais inimigos naturais dos sauveiros, no período que vai do aparecimento do primeiro olheiro até a escavação da segunda panela. As formigas lava-pés podem predar ovos, larvas, pupas e operárias de formigas cortadeiras.

As conhecidas “formigas-de-correição” são outro grupo de formigas inimigas que entram pelos olheiros dos sauveiros e se alojam dentro das panelas, expulsando as saúvas e, provavelmente, destruindo a cultura do fungo.

Algumas pequenas moscas do grupo dos forídeos são importantes por depositarem seus ovos atrás da cabeça das operárias forrageadoras e soldados. Ao eclodirem os ovos, eles se alimentam do interior do corpo da formiga.

Aprendemos com tudo isso, então, que a conservação e adequação do ambiente florestal de forma a favorecer a multiplicação dos inimigos naturais das formigas cortadeiras é de suma importância, assim como coibir a caça de animais silvestres e a introdução de ninhos para pássaros são bastante efetivos.

A proteção dos animais silvestres também tem papel muito maior que o controle biológico das formigas e deveria ser incorporado em programas de educação ambiental em todos os níveis da educação.

Gostou do assunto? Leia também a(s) matéria(s):


- "Se o Brasil não acabar com a Saúva, a Saúva acaba com o Brasil"
- Saúvas e quem-quens. Quais as diferenças?


Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?