WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Aplicação de adubos e corretivos: conheça algumas dicas

A amostragem e análise do solo são procedimentos necessários para otimizar a aplicação de adubos e corretivos

Fertilizantes - imagem ilustrativa

Júlio César Neves, professor do Curso CPT Aplicação Econômica de Adubos, destaca que aumentar a produtividade e os lucros com a lavoura é desejo de todo agricultor. Para tornar isso possível, é fundamental realizar uma adubação correta e equilibrada de acordo com a cultura a ser implantada e a produção esperada.

A aplicação de adubos e corretivos é um processo importante para garantir a produtividade do solo e para potencializar o desenvolvimento das diferentes culturas. Nesse sentido, algumas dicas tornam-se imprescindíveis para garantir maior eficiência na aplicação desses componentes. Fique atento:

Amostragem do solo

Retirar amostras do solo é fundamental para que se possa analisá-lo, a fim de obter todas as informações referentes a ele. Para a retirada, o agricultor deve observar a configuração do terreno e as características do solo, coletando amostras simples e de vários locais para, então, transformá-las em uma só amostra.

Retirada de materiais orgânicos

É comum que se encontre, na superfície, vários materiais orgânicos, que devem ser retirados antes da aplicação de qualquer produto, deixando o solo “livre” para receber os fertilizantes e/ou corretivos.

Tipo de solo

A aplicação de fertilizantes e corretivos pode ser feita em qualquer solo, seja ele virgem ou já utilizado para outros cultivos. Para o cultivo de plantas com ciclos anuais, o solo deve passar pela amostragem ao final de todo ciclo.

Composto ideal

Não há um composto “padrão”, que seja considerado ideal para todos os solos. A partir da análise, será possível definir qual o mais adequado para promover a diversidade e o aumento dos microrganismos onde for usado.

Esterco

Muitas pessoas costumam observar que as plantas costumam morrer quando recebem esterco, mesmo sabendo que esse fertilizante é benéfico para as culturas. O principal erro está no fato de que todas essas pessoas depositam o esterco fresco nas plantas, que é muito rico em nitrogênio e em gases que são tóxicos para as plantas. Logo, é necessário curti-lo antes de usá-lo como adubo.

Análise do solo

A análise do solo, etapa necessária para garantir um bom cultivo, pode ser feita de forma errada ou o agricultor pode interpretá-la equivocadamente. Nesses casos, o prejuízo é todo das plantas, que não conseguirão se desenvolver corretamente.

Uso de matéria orgânica como adubo

O uso exclusivo de matéria orgânica como adubo é um pouco dificultado em cultivos comerciais e extensivos, ainda que, quando utilizada adequadamente, promova bons resultados para o cultivo.

Rotação de culturas

A técnica de rotação de culturas consiste em alternar espécies vegetais em uma mesma área agrícola e é recomendada para evitar o desgaste intenso do solo. Sempre que possível, ela deve ser utilizada.

Corretivos

Por definição, um corretivo é um fertilizante que tem como principal objetivo melhorar as propriedades físicas e químicas do solo onde ele é aplicado. Ele pode, por exemplo, corrigir a acidez, melhorar a disponibilidade e diminuir a presença de elementos tóxicos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Aplicação Econômica de Adubos
Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação
Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo

Fonte: SEBRAE – sebrae.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!