
Você deve estar se perguntando: como fazer a amostragem de solo em cultura anual? Pois bem, fique sabendo, então, que o melhor recurso para se definir as características de fertilidade de um solo é a análise química laboratorial, utilizando-se para isto amostras retiradas do local destinado ao plantio, explica Júlio César Lima Neves, professor do Curso CPT Aplicação Econômica de Adubos.
Para fazer a amostra que deverá ser enviada ao laboratório, é preciso:
- Dividir o terreno em glebas de acordo com o relevo e o uso;
- Coletar vinte amostras simples de pontos diferentes da gleba que será analisada;
- Homogeneizar essas vinte amostras simples para obter uma amostra composta da gleba (para analisar todas as glebas, obter uma amostra composta para cada uma); e
- Armazenar uma parte da amostra composta (aprox. 200 g) em um saco higienizado e enviar para o laboratório.
Junto a essa amostra, deve-se colocar uma etiqueta protegida contra umidade e outros fatores que possam manchá-la ou apagá-la. É importante que essa etiqueta informe o nome da propriedade, o vegetal cultivado na gleba amostrada, o tipo de relevo da gleba e a que profundidade a coleta foi feita.
As ferramentas que podem ser utilizadas para coletar as amostras são: pá reta, trado holandês, trado de caneca, trado de rosca e trado tipo sonda e a periodicidade da análise do solo vai depender da intensidade de manejo aplicado à lavoura e da textura do solo. Se o solo for cultivado intensamente e sua textura for arenosa, são recomendadas amostragens e análises mais frequentes para monitorar sua condição química.
Para solos argilosos, o intervalo de tempo pode ser um pouco maior. Uma análise de solo bem feita permite responder às seguintes questões:
- Qual ou quais nutrientes devem ser aplicados na adubação?
- Em que doses esses nutrientes deverão ser aplicados?
- Como os nutrientes devem ser aplicados?
- A que custo deverão ser aplicados?
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Acidez do solo e sua correção para aplicação econômica de calcário
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.